A Educação Ambiental nas escolas da Serra da Jiboia (BA): possibilidades de contribuições com o projeto de educação do campo

Authors

  • Lilian Souza Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, BA
  • Marcos Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, ES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2095

Keywords:

Educação, Meio Ambiente, Formação, Professores, Rural.

Abstract

Avaliamos a oferta da educação ambiental (EA) nas escolas localizadas nas zonas rurais de dois municípios da Região da Serra da Jiboia-BA. Aplicamos um questionário misto para 45 professores de 11 escolas, participamos de reuniões de planejamento, visitamos as escolas para observações do cotidiano e realizamos entrevistas abertas com os professores. Todos os professores afirmaram trabalhar a EA inserida nas disciplinas e em projetos sendo que a principal concepção de EA observada foi a naturalista/comportamental. A deficiência de formação básica dos professores associada à ausência de uma formação para a compreensão dos princípios e objetivos da EA e da Educação do Campo, se apresenta como um problema a ser superado pela sociedade local. Tal realidade compromete o desenvolvimento de uma educação contextualizada com as especificidades do camponês e da biodiversidade da Região da Serra da Jiboia, onde a relação homem-natureza já sente os efeitos degradantes do modelo hegemônico de desenvolvimento econômico.

Author Biographies

  • Lilian Souza Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, BA
    Licenciada em Biologia, Especialista em Educação do Campo.
  • Marcos Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, ES
    Graduado em Licenciatura em Biologia, MSc. e DSc. em Entomologia/Ecologia. Professor Adjunto Responsável pelos componentes de Educação ambiental do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas da UFES/São Mateus.

Published

2016-06-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

SANTOS, Lilian Souza; TEIXEIRA, Marcos. A Educação Ambiental nas escolas da Serra da Jiboia (BA): possibilidades de contribuições com o projeto de educação do campo. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 385–399, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2095. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2095. Acesso em: 17 dec. 2025.
Received 2015-05-05
Accepted 2016-06-19
Published 2016-06-30