Mídias digitais e sustentabilidade: experiências formativas em lives educativas do ECOEM

Autores

  • Ziziane Kelly Rocha dos Santos Guimarães Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Gilson Vieira Monteiro Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20762

Palavras-chave:

Mídias digitais; sustentabilidade; Educação Ambiental

Resumo

Este artigo analisa as contribuições das lives educativas do projeto Outubro das Mídias Digitais, promovido pelo ECOEM, como experiências formativas que articulam mídias digitais, educação e sustentabilidade. Com convidados de diversas áreas, as transmissões incentivaram reflexões críticas sobre o uso das tecnologias digitais na sociedade. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, baseia-se na análise dos diálogos ocorridos nas lives, evidenciando seu potencial pedagógico, comunicacional e social. Os resultados apontam para a importância dessas ações na formação crítica sobre o uso consciente das mídias, na promoção da sustentabilidade, no combate à desinformação e no fortalecimento da extensão universitária como foco entre saberes acadêmicos e os desafios atuais.

Biografia do Autor

  • Ziziane Kelly Rocha dos Santos Guimarães, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

    Graduada em Licenciatura em Matemática e Especialista em Educação matemática e formação de professores pela Universidade do Estado da Bahia(UNEB), mestranda em Ciências e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

  • Gilson Vieira Monteiro, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

    Professor titular do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campos Paulo Freire (CPF) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e pesquisador do Centro Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP)

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

GUIMARÃES, Ziziane Kelly Rocha dos Santos; MONTEIRO, Gilson Vieira. Mídias digitais e sustentabilidade: experiências formativas em lives educativas do ECOEM. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 340–355, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20762. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20762. Acesso em: 5 dez. 2025.