O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência: reflexões sobre as ações da linha de ação Educação Ambiental

Authors

  • Silvana do Nascimento Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2067

Keywords:

Educação Ambiental, Pibid, Formação de Professores.

Abstract

No presente artigo faz-se um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que tem por objetivo proporcionar aos sujeitos envolvidos o desenvolvimento de ações colaborativas no exercício da prática pedagógica. Na formação inicial e continuada de professores, na linha de ação Educação ambiental, problematizam-se aspectos socioambientais que coexistem nas comunidades escolar e externa, elaborando-se ações educativas pautadas no envolvimento colaborativo e participativo. Dentre outras, são descritas no texto: rodas de estudos, estudos do meio, encontros na escola, diários de campo e elaboração de materiais didáticos, indicando os resultados alcançados. Palavras-chave: Educação ambiental. Pibid. Formação de professores.

Author Biographies

  • Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Departamento de Ciências Biológicas. Área de Educação. Laboratório de Ensino de Biologia. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores.
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Published

2015-07-08

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

SILVA, Silvana do Nascimento; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência: reflexões sobre as ações da linha de ação Educação Ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 163–175, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.2067. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2067. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-03-26
Accepted 2015-04-14
Published 2015-07-08