O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência: reflexões sobre as ações da linha de ação Educação Ambiental

Autores

  • Silvana do Nascimento Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2067

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pibid, Formação de Professores.

Resumo

No presente artigo faz-se um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que tem por objetivo proporcionar aos sujeitos envolvidos o desenvolvimento de ações colaborativas no exercício da prática pedagógica. Na formação inicial e continuada de professores, na linha de ação Educação ambiental, problematizam-se aspectos socioambientais que coexistem nas comunidades escolar e externa, elaborando-se ações educativas pautadas no envolvimento colaborativo e participativo. Dentre outras, são descritas no texto: rodas de estudos, estudos do meio, encontros na escola, diários de campo e elaboração de materiais didáticos, indicando os resultados alcançados. Palavras-chave: Educação ambiental. Pibid. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Biológicas. Área de Educação. Laboratório de Ensino de Biologia. Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Downloads

Publicado

08-07-2015

Como Citar

Silva, S. do N., & Loureiro, C. F. B. (2015). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência: reflexões sobre as ações da linha de ação Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(2), 163–175. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2067

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2015-03-26
Aceito: 2015-04-14
Publicado: 2015-07-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)