A Percepção de universitários sobre os transgênicos: estudo de caso do em uma Instituição Pública em Cuiabá (MT)

Authors

  • Cristovão Leite Bezerra Segundo Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Sandra Mariotto Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Nadja Gomes Machado Instituto Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2046

Keywords:

Engenharia Genética, Impactos Ambientais, Saúde Humana, Educação Ambiental.

Abstract

Os transgênicos são organismos que tiveram uma sequência de DNA de outro organismo inserido em seu genoma a fim de adquirir certas características comuns a estes. Eles podem ser utilizados na produção de animais ou vegetais. O cultivo e comercialização de transgênicos no Brasil, apesar de ser liberada pela CTNBio, gera posicionamentos contrários, evocando-se o Princípio da Precaução. Neste contexto, este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de universitários dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Engenharia de Alimentos sobre os transgênicos no Campus Cuiabá - Bela Vista do IFMT. A pesquisa foi realizada por aplicação de questionário aos universitários dos referidos cursos em 2012. Os pesquisados demonstraram ter conhecimento sobre o assunto, mas são conservadores quanto ao consumo de alimentos transgênicos. Eles revelaram que as principais fontes de informação são as mídias (impressa, TV e internet), seguidas pelas instituições de ensino. Embora, a maior fonte de informação tenha sido os veículos de informação, os pesquisados disseram que essas informações são menos confiáveis do que as oriundas das instituições de ensino. Este fato revela a responsabilidade das instituições de ensino de esclarecer a sociedade sobre temas polêmicos como os transgênicos.

Published

2016-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SEGUNDO, Cristovão Leite Bezerra; MARIOTTO, Sandra; MACHADO, Nadja Gomes. A Percepção de universitários sobre os transgênicos: estudo de caso do em uma Instituição Pública em Cuiabá (MT). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 30–38, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2046. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2046. Acesso em: 14 dec. 2025.
Received 2015-03-09
Accepted 2016-10-31
Published 2016-12-30