O perfil da Educação Ambiental desenvolvida no Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES): Estudo de Caso sobre o Núcleo Operacional São Gabriel

Authors

  • Alberto Evangelho Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Dione Iara Silveira Kitzmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2041

Keywords:

Educação Ambiental, Extensão Rural, ATES

Abstract

O Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) é uma política pública de Extensão Rural desenvolvida em assentamentos de reforma agrária. Este programa traz em sua definição a incorporação do campo social da Educação Ambiental, colocando-a como uma atribuição dos técnicos contratados. Neste estudo, buscou-se esclarecer a forma que a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no âmbito da ATES, utilizando como referência classificações de suas correntes e macrotendências. Foram entrevistados membros da equipe técnica de ATES do Núcleo Operacional (NO) São Gabriel, localizado entre os municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul (RS). As entrevistas foram analisadas através da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). Observou-se que as ações desenvolvidas pelos técnicos de ATES enquadram-se nas correntes conservacionista/recursista, biorregionalista, naturalista/recursista e naturalista, bem como apresentam aproximações com as três macrotendências existentes.

Published

2015-07-09

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PINHEIRO, Alberto Evangelho; KITZMANN, Dione Iara Silveira. O perfil da Educação Ambiental desenvolvida no Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES): Estudo de Caso sobre o Núcleo Operacional São Gabriel. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 228–248, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.2041. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2041. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-02-27
Accepted 2015-06-17
Published 2015-07-09