Percepção ambiental de alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública de Franca – SP no Jardim Zoobotânico

Autores

  • Cynthia Mansur Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Isadora de Paula Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20408

Palavras-chave:

educação ambiental, desenho infantil, meio ambiente, machotendências

Resumo

Este trabalho traz uma discussão sobre a percepção ambiental de crianças, por meio de desenhos que buscam mostrar como cada um percebe o meio ambiente ao seu redor. O presente estudo contou com a participação de 97 crianças visitantes do Jardim Zoobotânico de Franca, SP, com faixa etária entre 9 e 12 anos. Observamos um grande número de desenhos que remetem à visão romantizada da natureza, mostrando também indicações de que essas crianças não se sentem parte do meio, o que remete a uma visão conservadora do mesmo. Esses resultados corroboram com os de outros autores, indicando a importância de se desenvolver trabalhos com os professores, na forma de capacitação ou formação continuada.

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Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MANSUR, Cynthia; SILVA, Isadora de Paula. Percepção ambiental de alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública de Franca – SP no Jardim Zoobotânico. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 263–278, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20408. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20408. Acesso em: 5 dez. 2025.