Um diagnóstico de indícios de ambientalização da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20404

Palavras-chave:

ambientalização, educação infantil, sustentabilidade, educação ambiental, práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado, que investigou o processo de transição para Espaços Educadores Sustentáveis (EES) na Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza documental, teve como corpus a Proposta Curricular do município e oito Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das instituições públicas de Educação Infantil de Porto Belo/SC, totalizando nove documentos analisados. O estudo utilizou o software MAXQDA 2022 para a realização da análise lexical e codificação temática, com base nos 82 termos e 82 subtermos extraídos das DCNEA (2012) para mapear os indícios de ambientalização. Conclui-se que a ambientalização é um processo dinâmico, exigindo envolvimento coletivo, reflexão crítica e reestruturação curricular para consolidar práticas educacionais voltadas à sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí

    Pos-Doutorado em Educação: Currícullo e Ensino - pela Barry University, FLORIDA, USA (Fianciamento:CAPES).. Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA (Scholarship FIU). Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de pesquisa de Políticas e Práticas de Currículo e Gestão cadastrado no CNPQ. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí. Editora Gerente da Revista Contrapontos e revisora de vários periódicos científicos da área. Avaliadora de Projetos para Agências de Fomento CNPQ, FAPESC, FACEPE, UERJ, entre outras. IAmpla experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Politicas Publicas, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Suas pesquisas estão focadas nos temas: Políticas Públicas, Currículo, e Avaliação Educacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do INEP, atuando ativamente nos Atos e Processos Regulatórios de Avaliação do Ensino Superior da Educação Brasileira, tanto na modalidades presenciais quanto na Educação à Distância.

  • Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

    Pós-doutoranda (CNPq) em Anthropologie Politique et changement climatique - École dês Hautes études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França. Pós-doutora em Resiliência Climática pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com previsão de conclusão em 2025. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), concluído em 2021, e Mestre em Educação pela mesma instituição, em 2018. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela UNINASSAU (2014) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (2012). Atua como pesquisadora e professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE da Universidade do Vale do Itajaí no âmbito do Mestrado e Doutorado. É pesquisadora e orientadora de pesquisas com ênfase em: Educação Ambiental, emergências climáticas, justiça climática, abordagens socioambientais, políticas públicas, teorias e práticas de currículo, formação (inicial e continuada) de professores. Membro de Grupos e Redes de Pesquisa como Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima (RIPERC Network) e a Comissão de Gestão Participativa da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (ReaSul). Representante Institucional da UNIVALI junto a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC) e no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas. Coordenadora estadual do elo SC do Global Youth Climate Pact (GYCP).

Referências

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Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SERPA, Paulo Roberto; GESSER, Verônica; CAROLINA DE LIMA SIQUEIRA DOS SANTOS, Bruna. Um diagnóstico de indícios de ambientalização da Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 57–71, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20404. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20404. Acesso em: 5 dez. 2025.