Um diagnóstico de indícios de ambientalização da Educação Infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20404

Keywords:

ambientalização, educação infantil, sustentabilidade, educação ambiental, práticas pedagógicas

Abstract

This article presents an excerpt from a doctoral thesis that investigated the transition process toward Sustainable Educational Spaces (SES) in Early Childhood Education. The research, with a qualitative and documental approach, used as its corpus the municipality’s Curricular Proposal and eight Political-Pedagogical Projects (PPPs) from public Early Childhood Education institutions in Porto Belo/SC, totaling nine documents analyzed. The study employed MAXQDA 2022 software to perform lexical analysis and thematic coding, based on 82 terms and 82 subterms extracted from the DCNEA (2012) to map signs of environmentalization. It is concluded that environmentalization is a dynamic process, requiring collective involvement, critical reflection, and curricular restructuring to consolidate educational practices oriented toward sustainability.

Author Biographies

  • Verônica, Universidade do Vale do Itajaí

    Pos-Doutorado em Educação: Currícullo e Ensino - pela Barry University, FLORIDA, USA (Fianciamento:CAPES).. Doutora em Educação - Currículo e ensino - pela Florida International University, USA (Scholarship FIU). Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de pesquisa de Políticas e Práticas de Currículo e Gestão cadastrado no CNPQ. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí. Editora Gerente da Revista Contrapontos e revisora de vários periódicos científicos da área. Avaliadora de Projetos para Agências de Fomento CNPQ, FAPESC, FACEPE, UERJ, entre outras. IAmpla experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase em: Politicas Publicas, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Suas pesquisas estão focadas nos temas: Políticas Públicas, Currículo, e Avaliação Educacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do INEP, atuando ativamente nos Atos e Processos Regulatórios de Avaliação do Ensino Superior da Educação Brasileira, tanto na modalidades presenciais quanto na Educação à Distância.

  • Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

    Pós-doutoranda (CNPq) em Anthropologie Politique et changement climatique - École dês Hautes études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França. Pós-doutora em Resiliência Climática pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com previsão de conclusão em 2025. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), concluído em 2021, e Mestre em Educação pela mesma instituição, em 2018. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela UNINASSAU (2014) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (2012). Atua como pesquisadora e professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE da Universidade do Vale do Itajaí no âmbito do Mestrado e Doutorado. É pesquisadora e orientadora de pesquisas com ênfase em: Educação Ambiental, emergências climáticas, justiça climática, abordagens socioambientais, políticas públicas, teorias e práticas de currículo, formação (inicial e continuada) de professores. Membro de Grupos e Redes de Pesquisa como Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima (RIPERC Network) e a Comissão de Gestão Participativa da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (ReaSul). Representante Institucional da UNIVALI junto a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC) e no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas. Coordenadora estadual do elo SC do Global Youth Climate Pact (GYCP).

References

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Published

2025-12-02

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SERPA, Paulo Roberto; VERÔNICA; CAROLINA DE LIMA SIQUEIRA DOS SANTOS, Bruna. Um diagnóstico de indícios de ambientalização da Educação Infantil. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 7, p. 57–71, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20404. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20404. Acesso em: 5 dec. 2025.