Agronegócio sustentável no Brasil: alavancando a Educação Ambiental para empoderar produtores locais

Authors

  • Mirlaine Rotoly de Freitas Colégio Losango de Lavras
  • Wildney Alves de Almeida Universidade Federal de Lavras
  • Carla Luiza da Silva Ávila Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20326

Keywords:

Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), Educação Ambiental, Desenvolvimento Rural, Análise Socioambiental

Abstract

Este estudo analisa as percepções de pequenos produtores sobre os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) em Mato Grosso do Sul e sua contribuição para os ODS 2, 4, 12 e 15. Com base em questionário adaptado e análise socioambiental, revela-se que, apesar dos benefícios econômicos e ambientais dos SIPA, sua adoção é limitada por barreiras financeiras e falta de informação. Os resultados destacam a importância da Educação Ambiental direcionada e do apoio institucional para promover práticas sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária e o sistema silvipastoril, que fortalecem a produtividade e a conservação ambiental. 

Author Biography

  • Mirlaine Rotoly de Freitas, Colégio Losango de Lavras
    Bacharel e licenciada em Geografia pela UNESP - Rio Claro Mestre em Ciências Florestais pela UFLA Doutoranda em Ciências Florestais (Manejo Ambiental) pela UFLA

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Published

2025-10-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FREITAS, Mirlaine Rotoly de; ALMEIDA, Wildney Alves de; ÁVILA, Carla Luiza da Silva. Agronegócio sustentável no Brasil: alavancando a Educação Ambiental para empoderar produtores locais. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 6, p. 281–292, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20326. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20326. Acesso em: 5 dec. 2025.