Educação Ambiental no carste em Minas Gerais: possibilidades de ensino e aprendizagem sobre o patrimônio geológico

Authors

  • Wallace Carvalho Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Eduardo Panisset Travassos Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2025

Keywords:

EEducação Ambiental, Carste, Ensino, Aprendizagem, Patrimônio Geológico.

Abstract

O carste em Minas Gerais é constituído em grande parte por rochas carbonáticas, possui um sistema complexo de gênese e funcionamento, bem como é um patrimônio ambiental frágil diante de alguns impactos promovidos pelo ser humano. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e observações sistemáticas durante as aulas sobre o assunto fez-se um estudo exploratório que objetivou levantar algumas possibilidades de articulação entre a Educação Ambiental (EA) e o carste mineiro com vistas ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem sobre o Patrimônio Geológico. Constatou-se que existem muitas possibilidades de articulação pedagógica entre ambos, inclusive de cunho interdisciplinar. As Universidades, escolas de Educação Básica, o Geoturismo junto à EA não formal e a mídia exercem papéis importantes na (re)elaboração e divulgação de conteúdos em prol da cidadania ambiental, concernentes à preservação dos patrimônios natural e cultural desenvolvidos sobre o carste, frente aos diversos impactos ambientais gerados pela atividade antrópica.

Author Biography

  • Wallace Carvalho Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Bacharel e Licenciado em Geografia pela PUC Minas, Mestre em Educação pela PUC Minas, Doutor em Geografia pela PUC Minas. Trabalha como professor no Departamento de Geografia da PUC Minas.

Published

2015-07-08

Issue

Section

Artigos

How to Cite

RIBEIRO, Wallace Carvalho; TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset. Educação Ambiental no carste em Minas Gerais: possibilidades de ensino e aprendizagem sobre o patrimônio geológico. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 126–148, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.2025. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2025. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2015-02-05
Accepted 2015-06-17
Published 2015-07-08