Educação Ambiental no carste em Minas Gerais: possibilidades de ensino e aprendizagem sobre o patrimônio geológico

Autores

  • Wallace Carvalho Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Eduardo Panisset Travassos Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2025

Palavras-chave:

EEducação Ambiental, Carste, Ensino, Aprendizagem, Patrimônio Geológico.

Resumo

O carste em Minas Gerais é constituído em grande parte por rochas carbonáticas, possui um sistema complexo de gênese e funcionamento, bem como é um patrimônio ambiental frágil diante de alguns impactos promovidos pelo ser humano. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e observações sistemáticas durante as aulas sobre o assunto fez-se um estudo exploratório que objetivou levantar algumas possibilidades de articulação entre a Educação Ambiental (EA) e o carste mineiro com vistas ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem sobre o Patrimônio Geológico. Constatou-se que existem muitas possibilidades de articulação pedagógica entre ambos, inclusive de cunho interdisciplinar. As Universidades, escolas de Educação Básica, o Geoturismo junto à EA não formal e a mídia exercem papéis importantes na (re)elaboração e divulgação de conteúdos em prol da cidadania ambiental, concernentes à preservação dos patrimônios natural e cultural desenvolvidos sobre o carste, frente aos diversos impactos ambientais gerados pela atividade antrópica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Carvalho Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bacharel e Licenciado em Geografia pela PUC Minas, Mestre em Educação pela PUC Minas, Doutor em Geografia pela PUC Minas. Trabalha como professor no Departamento de Geografia da PUC Minas.

Downloads

Publicado

08-07-2015

Como Citar

Ribeiro, W. C., & Travassos, L. E. P. (2015). Educação Ambiental no carste em Minas Gerais: possibilidades de ensino e aprendizagem sobre o patrimônio geológico. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(2), 126–148. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2025

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-02-05
Aceito: 2015-06-17
Publicado: 2015-07-08