O uso de jogos como ferramenta didática no ensino da Educação Ambiental: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20234

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Jogos, Ensino, Revisão Sistemática.

Resumo

Os jogos são ferramentas valiosas que melhoram para o processo de ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico e da concentração. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o uso de jogos como ferramenta de promoção da Educação Ambiental em sala de aula. Foram selecionados trabalhos publicados em revistas e bibliotecas digitais entre os anos de 2018 e 2024. Identificou-se um total de 1052 estudos, dos quais apenas 73 foram incluídos com base nos critérios estabelecidos. Observe-se a presença de 108 jogos, sendo a maioria não digital. Além disso, constatou-se que a maior parte dos trabalhos selecionados foi publicada nos anos de 2022, 2023 e 2024.

Biografia do Autor

  • Leonardo dos Santos, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Campus Barreirinhas

    Leonardo dos Santos, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade - Latu Senso pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Barreirinhas (2025).

  • Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Campus Barreirinhas

    Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB). Mestrado em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). Licenciado em Filosofia (UFMA). Professor de Filosofia/Metodologia da Investigação Científica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Especialista em Ciências da Religião (FATEH). Pós-Graduando em Formação de Professores para o Ensino de Metodologia da Pesquisa Científica (UNICV). Professor do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA/Campus Barreirinhas. Professor do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFMA/Campus Barreirinhas. 

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02-12-2025

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DOS SANTOS, Leonardo; ARAÚJO, Patrício Câmara. O uso de jogos como ferramenta didática no ensino da Educação Ambiental: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 403–422, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20234. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20234. Acesso em: 5 dez. 2025.