A convergência da indústria 4.0 e 5.0 com a Educação Ambiental por meio da Inteligência Artificial: uma revisão

Authors

  • Aurélio Ferreira Borges Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20154

Keywords:

Indústria 4.0 e 5.0, Inteligência Artificial, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Inovação

Abstract

Os crescentes desafios ecológicos que nosso planeta enfrenta exigem abordagens inovadoras para a educação e a resolução de problemas. A Educação Ambiental (EA) tornou-se uma preocupação primordial, gerando uma compreensão mais profunda do impacto que as ações humanas exercem sobre o mundo natural. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial (IA) emerge como uma tecnologia transformadora com potencial para revolucionar inúmeros setores, incluindo a educação. Este artigo analisa a síntese entre Educação Ambiental e IA, explorando como esta última pode ampliar a eficácia e o alcance da primeira, promovendo assim um futuro mais sustentável. A incursão da Indústria 4.0 deu origem a um período de transformação caracterizado pela automação e pela troca de dados nas tecnologias de manufatura. Em seguida, surge a Indústria 5.0, reintroduzindo a engenhosidade humana juntamente com os sistemas inteligentes. Este artigo realiza uma ampla revisão bibliográfica para elucidar os papéis da IA ​​e da EA nessas mudanças industriais para o fomento de práticas sustentáveis. A conexão entre esses domínios possui potencial para inovação na preservação de nossa tradição natural.

References

ABULIBDEH, Ammar; ZAIDAN, Esmat; ABULIBDEH, Rawan. Navigating the confluence of artificial intelligence and education for sustainable development in the era of industry 4.0: Challenges, opportunities, and ethical dimensions. Journal of Cleaner Production, p. 140527, 2024.

ALDOSERI, Abdulaziz; AL-KHALIFA, Khalifa N.; HAMOUDA, Abdel Magid. Re-thinking data strategy and integration for artificial intelligence: concepts, opportunities, and challenges. Applied Sciences, v. 13, n. 12, p. 7082, 2023.

BAO, Jun; QIUJU Xie. Artificial intelligence in animal farming: A systematic literature review." Journal of Cleaner Production, v.331 (2022): 129956.

DAVID, Love O., et al. Integrating fourth industrial revolution (4IR) technologies into the water, energy & food nexus for sustainable security: A bibliometric analysis." Journal of Cleaner Production, v.363 (2022): 132522.

GHOBAKHLOO, Morteza et al. From Industry 4.0 Digital Manufacturing to Industry 5.0 Digital Society: a Roadmap Toward Human-Centric, Sustainable, and Resilient Production. Information Systems Frontiers, p. 1-33, 2024.

Singh, Shivam, and Manish Kumar Goyal. "Enhancing climate resilience in businesses: the role of artificial intelligence." Journal of Cleaner Production 418 (2023): 138228.

KAR, Arpan Kumar; CHOUDHARY, Shweta Kumari; SINGH, Vinay Kumar. How can artificial intelligence impact sustainability: A systematic literature review. Journal of Cleaner Production, v. 376, p. 134120, 2022.

KUMARI, Neeta; PANDEY, Soumya. Application of artificial intelligence in environmental sustainability and climate change. In: Visualization techniques for climate change with machine learning and artificial intelligence. Elsevier, 2023. p. 293-316.

MADDIKUNTA, Praveen Kumar Reddy et al. Industry 5.0: A survey on enabling technologies and potential applications. Journal of Industrial Information Integration, v. 26, p. 100257, 2022.

MANGLA, Sachin Kumar et al. Sustainability and Industry 4.0: The role of social, environmental and technological factors in the development of digital manufacturing. Technological Forecasting and Social Change, p. 123223, 2024.

MANIKANDAN, Sivasubramanian et al. Critical review on fostering sustainable progress: An in-depth evaluation of cleaner production methodologies and pioneering innovations in industrial processes. Journal of Cleaner Production, p. 142207, 2024.

MARR, B. Green intelligence: why data and ai must become more sustainable,” Forbes, Mar. 2023. [Online]. Available: <https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2023/03/22/green-intelligence-why-data-and-ai-must-become-more-sustainable/?sh=5747835e7658/>. Acessdo em 15 mai. 2025.

MARQUES, V. C.; NICOLODI, J. L. Ferramentas de Educomunicação Socioambiental: subsídios para a Gestão Integrada da Zona Costeira. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n.2, 2021, pp. 385-408.

MENG, X., Xu, S., & ZHANG, J. (2022). How does industrial intelligence affect carbon intensity in China? Empirical analysis based on Chinese provincial panel data. Journal of Cleaner Production, 376, 134273.

PHAM, Hien et al. Artificial intelligence (AI) development in the Vietnam's energy and economic systems: A critical review. Journal of Cleaner Production, p. 140692, 2024.

XU, Yongjun et al. Artificial intelligence: A powerful paradigm for scientific research. The Innovation, v. 2, n. 4, 2021.

Published

2025-06-03

Issue

Section

Artigos

How to Cite

BORGES, Aurélio Ferreira. A convergência da indústria 4.0 e 5.0 com a Educação Ambiental por meio da Inteligência Artificial: uma revisão. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 422–434, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20154. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20154. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2025-02-21
Accepted 2025-04-08
Published 2025-06-03