tipologias biofílicas na percepção sobre a caça em uma comunidade rural do recôncavo da Bahia: subsídios à Educação Ambiental para conservação da biodiversidade

Authors

  • Divaney Mamédio dos Santos Doutorando em Ciencias Agrícolas y Medioambientales da Universidade de Santiago de Compostela, Bolsista Egresso do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais
  • Marcos da Cunha Teixeira Professor do Depto. de Ciências Agrárias e Biológicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Tutor Egresso do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais
  • Jesus Manuel Delgado Mendez Professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Tutor do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais
  • Adevan da Silva Pugas Graduando do Curso Tecnólogo em Agroecologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Bolsista do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1989

Keywords:

biofilia, meio ambiente, fauna, conservação.

Abstract

Investigamos as tipologias biofílicas em uma comunidade rural da Região do Recôncavo da Bahia. Os resultados permitem afirmar que, embora ainda presente na comunidade, a caça não é uma atividade crucial para a sobrevivência dos moradores. Registramos a presença de 4 das 9 tipologias biofílicas propostas na literatura, com destaque para o humanismo. Enxergamos a comunidade como um campo fértil para os trabalhos de educação ambiental transformadora tendo as tipologias biofílicas registradas neste estudo como ponto de partida, pois, qualquer tentativa nesse sentido, deverá respeitar os conhecimentos e valores culturais construídos pela comunidade.

Published

2015-07-08

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MAMÉDIO DOS SANTOS, Divaney; DA CUNHA TEIXEIRA, Marcos; DELGADO MENDEZ, Jesus Manuel; DA SILVA PUGAS, Adevan. tipologias biofílicas na percepção sobre a caça em uma comunidade rural do recôncavo da Bahia: subsídios à Educação Ambiental para conservação da biodiversidade. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 25–35, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1989. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1989. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-12-09
Accepted 2015-05-05
Published 2015-07-08