Influência da Rede PEA-UNESCO na implantação de programas de educação para sustentabilidade em escolas parceiras

Authors

  • Carla Szazi Marun Fundação Instituto de Administração, São Paulo, SP
  • Diego de Melo Conti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP
  • Luiz Fostinone-Netto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP
  • Carlos Nabil Ghobril Instituto de Economia Agrícola, São Paulo, SP
  • Silton Marcell Romboli Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1988

Keywords:

Educação, Sustentabilidade, UNESCO, Rede PEA.

Abstract

A educação para a sustentabilidade é uma das soluções para a transformação do planeta e da sociedade. Este artigo trata da análise do “Programa de Escolas Associadas” (PEA) das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e analisa a sua influência para a educação para a sustentabilidade. Esta rede tem como propósito fomentar os valores e os princípios de sustentabilidade na educação em todos os Estados membros da ONU. Para a construção deste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base em uma literatura, pesquisa documental, entrevistas com atores-chave, resultando na construção de dois estudos comparados baseados em escolas de educação básica da rede pública e particular associadas à Rede PEA localizadas no Estado de São Paulo – Brasil.

Author Biography

  • Carla Szazi Marun, Fundação Instituto de Administração, São Paulo, SP
    Carla Szazi Marum – (FIA) -

Published

2016-06-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MARUN, Carla Szazi; CONTI, Diego de Melo; FOSTINONE-NETTO, Luiz; GHOBRIL, Carlos Nabil; ROMBOLI, Silton Marcell. Influência da Rede PEA-UNESCO na implantação de programas de educação para sustentabilidade em escolas parceiras. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 54–73, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.1988. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1988. Acesso em: 17 dec. 2025.
Received 2014-12-03
Accepted 2016-06-06
Published 2016-06-30