Conhecendo a arara-azul-grande: confecção e aplicação de um jogo didático como parte das ações de Educação Ambiental visando a conservação da espécie

Authors

  • Flavia Torres Presti Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, SP
  • Talita Aleixo Almeida Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, SP
  • Grace Ferreira Silva Pós-Graduação em Zoologia, UNESP, Botucatu/SP
  • Helder Elias Silva Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, SP
  • Ludmila Pereira Conrado Departamento de Ciências Ambientais (DCA), UFSCar, Sorocaba, SP
  • Letícia Cespede Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, SP
  • Tarcisio Magevski Rodrigues Gerência de Meio Ambiente - GABAN, VALE, Parauapebas, PA
  • Mayla Barbirato Gerência de Meio Ambiente - GABAN, VALE, Parauapebas, PA
  • Adriane Pinto Wasko Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.1982

Keywords:

Jogo de tabuleiro, Arara-azul-grande, Educação ambiental

Abstract

Atualmente, o mundo tem os “olhos” voltados à urgência de transformações em direção ao respeito pela vida e sustentabilidade. Assim, a utilização de estratégias de educação ambiental, visando reduzir risco de extinção de espécies animais pode contribuir enormemente para sua conservação. Entre as diversas aves nativas do Brasil destaca-se a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus).O presente trabalho descreve a elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro com informações lúdicas sobre os riscos de extinção e propostas de conservação da arara-azul-grande, sendo direcionado a alunos do ensino fundamental I e fundamental II. Este material de educação ambiental foi particularmente aplicado e avaliado na região do mosaico Carajás, no Pará.

Published

2017-06-30

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

PRESTI, Flavia Torres; ALMEIDA, Talita Aleixo; SILVA, Grace Ferreira; SILVA, Helder Elias; CONRADO, Ludmila Pereira; CESPEDE, Letícia; RODRIGUES, Tarcisio Magevski; BARBIRATO, Mayla; WASKO, Adriane Pinto. Conhecendo a arara-azul-grande: confecção e aplicação de um jogo didático como parte das ações de Educação Ambiental visando a conservação da espécie. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 259–273, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.1982. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1982. Acesso em: 16 dec. 2025.
Received 2014-11-13
Accepted 2017-06-14
Published 2017-06-30