Explorando o Papel da Geografia e da História na Educação Ambiental: Moldando a Formação de Professores em Contextos das Ciências Humanas

Authors

  • Mirlaine Rotoly de Freitas Colégio Losango de Lavras, Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19778

Keywords:

Educação Ambiental, Geografia, História, Pedagogia

Abstract

Este trabalho propõe ajustes nos currículos de Pedagogia e nos programas de Geografia e História para fortalecer a Educação Ambiental no ensino fundamental. A Pedagogia é crucial na formação de professores e na integração de conteúdos ambientais. Melhorias nesses currículos e a inclusão de temas ambientais em Geografia e História promovem uma abordagem interdisciplinar, essencial para abordar os desafios ambientais e oferecer uma educação eficaz.

Author Biography

  • Mirlaine Rotoly de Freitas, Colégio Losango de Lavras, Universidade Federal de Lavras

    Bacharel e licenciada em Geografia pela UNESP - Rio Claro Mestre em Ciências Florestais pela UFLA Doutoranda em Ciências Florestais (Manejo Ambiental) pela UFLA

References

AGAR, Nigel. The place of history in environmental education. Teaching History, vol. 3, n.10, p.126-129, 1973.

AUSUBEL, David. A Aprendizagem Significativa. São Paulo: Moraes, 1982.

CHANG, Chew-Hung; KIDMAN, Gillian. Geographical and environmental education – reflections on the inclusion of two fields in one journal.

International Research in Geographical and Environmental Education, v.33, n 2, p.91-93, 2024.

FAZEY, Ioan. Resilience and higher order thinking. Ecology and Society, v.15, n.3, p.9, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. London: Penguin, 2017.

FREITAS, Mirlaine Rotoly de; MACEDO, Renato Luiz Grisi; FREITAS, Matheus Puggina de. Environmental perception as a tool to predict pro-environmental actions. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.11, n.1, p.355-360, 2016.

KRASNY, Marianne E.; LUNDHOLM, Cecilia; PLUMMER, Ryan. Environmental education, resilience, and learning: reflection and moving forward. Environmental Education Research, v.16, n.5-6, p 665-672, 2010a.

KRASNY, Marianne E.; LUNDHOLM, Cecilia; PLUMMER, Ryan. Resilience in social-ecological systems: the roles of learning and education. Environmental Education Research, v.16, n.5-6, p 463-474, 2010b.

KRASNY, Marianne E.; ROTH, Wolff-Michael. Environmental education for social-ecological system resilience: a perspective from activity theory. Environmental Education Research, v.16, n.5-6, p.545-558, 2010c.

LEE, Chi-Kin Lee. Geographical and environmental education in school curricula. In: NOBLIT, G. W. (Ed.), Oxford Research Encyclopedia of Education. Oxford: Oxford University Press, 2021.

LEFF, Enrique. Pensar a complexidade ambiental. In: LEFF, Enrique (Ed.), A Complexidade Ambiental. São Paulo, Cortez, 2003.

MCKEOWN-ICE, Rosalyn. Environmental education: A geographical perspective. Journal of Geography, v.93, n.1, p.40-42, 2007.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: Edusp, 2006.

Published

2025-06-03

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FREITAS, Mirlaine Rotoly de. Explorando o Papel da Geografia e da História na Educação Ambiental: Moldando a Formação de Professores em Contextos das Ciências Humanas. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 131–150, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19778. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19778. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2024-12-02
Accepted 2025-04-08
Published 2025-06-03