Industrialização e Educação Ambiental escolar: um estudo sobre as demandas, práticas e expectativas de professores da rede pública de ensino do município de Três Rios (RJ)

Authors

  • Monica Cardoso Ambivero Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Alexandre Ferreira Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1975

Keywords:

Educação Ambiental Crítica, Formação de Professores, Rede Pública de Ensino.

Abstract

Este trabalho objetiva analisar se os impactos da industrialização são percebidos pelos professores e o que tem sido feito nas escolas da rede pública municipal de Três Rios/RJ em relação à questão ambiental. Para tanto, foi feita uma pesquisa que envolveu 71 professores de 30 escolas. Os impactos identificados foram: ao ambiente natural; aumento demográfico; ausência de saneamento básico e de tratamento de resíduos e efluentes. A partir de ações voltadas para as práticas cotidianas, descontextualizadas dos efeitos da industrialização, a maioria dos docentes apontou para a necessidade de formação permanente. Desta forma, percebe-se a necessidade de políticas públicas mais efetivas e eficazes, que contemplem a complexidade local, sob o enfoque da justiça ambiental.

Author Biography

  • Monica Cardoso Ambivero, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
    Bacharela em Gestão Ambiental e Mestranda do Programa de Pós-graduação de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Published

2015-03-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

AMBIVERO, Monica Cardoso; LOPES, Alexandre Ferreira; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Industrialização e Educação Ambiental escolar: um estudo sobre as demandas, práticas e expectativas de professores da rede pública de ensino do município de Três Rios (RJ). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 241–256, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1975. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1975. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-10-31
Accepted 2015-01-30
Published 2015-03-30