Observação de aves e atividades lúdicas no ensino de ciências e Educação Ambiental no Pantanal (MS)

Authors

  • Mayra Lopes Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Eliane Mattos Piranda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Maristela Benites da Silva
  • Iêda Maria Novaes Ilha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Natália Aguiar Paludetto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Valquíria Araújo Benites Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1959

Keywords:

Avifauna, Pantanal, Educação.

Abstract

O presente trabalho objetivou aliar educação ambiental e ensino de ciências utilizando as aves pantaneiras como tema para elaboração de atividades didático-pedagógicas. Mensalmente foram desenvolvidas vivências em campo para observação de aves e atividades lúdicas que integraram educação ambiental e ciências. Um questionário semiestruturado sobre o tema foi respondido por 20 alunos e analisado de forma qualitativa e quantitativa. As atividades lúdicas compreenderam estórias, jogos e atividades de pintura que possibilitaram reconhecimento da biodiversidade, respeito e sensibilidade com o meio ambiente. Houve maior detalhamento em todas as respostas pós-intervenções e o número de espécies de aves mencionadas pelos alunos antes e depois do projeto diferiu significativamente. As atividades demonstraram ser um eficiente instrumento de ensino de ciências e educação ambiental.

Author Biographies

  • Mayra Lopes Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC/UFMS).
  • Eliane Mattos Piranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Doutora em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Maristela Benites da Silva
    Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisadora do Instituto Mamede.
  • Iêda Maria Novaes Ilha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Natália Aguiar Paludetto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC/UFMS).
  • Valquíria Araújo Benites, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Published

2015-07-08

Issue

Section

Artigos

How to Cite

NOGUEIRA, Mayra Lopes; PIRANDA, Eliane Mattos; SILVA, Maristela Benites da; ILHA, Iêda Maria Novaes; PALUDETTO, Natália Aguiar; BENITES, Valquíria Araújo. Observação de aves e atividades lúdicas no ensino de ciências e Educação Ambiental no Pantanal (MS). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 187–203, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1959. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1959. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-09-22
Accepted 2015-06-17
Published 2015-07-08