Vivência de atividades práticas e lúdicas na Educação Ambiental de crianças de 4-5 anos: o despertar da consciência ecológica e estímulo á motivação profissional e interação aluno-professor

Authors

  • Jaqueline Senna Targueta de Moura Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, Paracambi, RJ
  • Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, Paracambi, RJ
  • André Luiz Jeovanio-Silva Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, Paracambi, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1932

Keywords:

Educação Ambiental, Atividades Práticas e Lúdicas, Consciência Ecológica, Motivação Docente, Oficinas.

Abstract

Trata-se de um estudo de Educação Ambiental com crianças e docentes em uma escola na cidade de Eng Paulo de Frontin - RJ. O objetivo foi discutir a importância de atividades práticas e lúdicas na educação ambiental de crianças de 4-5 anos e seus reflexos na relação professor-aluno e na motivação docente. Baseados em pesquisa-ação, estudo de campo e participante, nossos resultados demonstram a influência positiva de atividades lúdicas e práticas para o despertar da consciência ecológica das crianças e descrevem nossa metodologia dinâmica e lúdica como estímulo à motivação e satisfação docente. Sugerimos a experimentação e absorção de métodos lúdicos ao invés do modelo atual estático, tradicional e pontual de educação ambiental.

Author Biographies

  • Jaqueline Senna Targueta de Moura, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, Paracambi, RJ
    CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
  • Sandra Lucia de Souza Pinto Cribb, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, Paracambi, RJ
    DOCENTE COLABORADOR EM PESQUISAS NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
  • André Luiz Jeovanio-Silva, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, Paracambi, RJ
    DOCENTE NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Published

2016-03-31

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

MOURA, Jaqueline Senna Targueta de; CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto; JEOVANIO-SILVA, André Luiz. Vivência de atividades práticas e lúdicas na Educação Ambiental de crianças de 4-5 anos: o despertar da consciência ecológica e estímulo á motivação profissional e interação aluno-professor. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 361–384, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.1932. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1932. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-06-18
Accepted 2015-09-02
Published 2016-03-31