Análise da percepção de atores envolvidos em programa de Educação Ambiental aplicado na implantação de cisternas rurais

Authors

  • Jackeline Lisboa Araújo Santos Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA
  • Sandra Maria Furiam Dias Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1928

Keywords:

Educação Ambiental, Cisternas Rurais, Avaliação Participativa, Gestão de Recursos Hídricos.

Abstract

Objetivou-se com este trabalho analisar a percepção de atores envolvidos no programa de educação ambiental desenvolvido na implantação de cisternas rurais. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com vinte representantes de famílias beneficiadas com a cisterna, dois multiplicadores técnicos e dois instrutores do programa. Realizaram-se também observações sistematizadas e análise documental. O processo educativo desenvolvido visa à socialização de conhecimento baseado na conscientização, mudança de comportamento e participação, obtendo resultados significativos em termos de empoderamento dos sujeitos.

Author Biographies

  • Jackeline Lisboa Araújo Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA
    Bióloga, mestre em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental do Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
  • Sandra Maria Furiam Dias, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA
    Engenheira civil, doutora em Saúde Pública (USP), docente titular do departamento de tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UEFS

Published

2015-09-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SANTOS, Jackeline Lisboa Araújo; DIAS, Sandra Maria Furiam. Análise da percepção de atores envolvidos em programa de Educação Ambiental aplicado na implantação de cisternas rurais. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 41–59, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1928. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1928. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-06-08
Accepted 2015-09-02
Published 2015-09-30