Análise da percepção de atores envolvidos em programa de Educação Ambiental aplicado na implantação de cisternas rurais

Autores

  • Jackeline Lisboa Araújo Santos Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA
  • Sandra Maria Furiam Dias Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1928

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cisternas Rurais, Avaliação Participativa, Gestão de Recursos Hídricos.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho analisar a percepção de atores envolvidos no programa de educação ambiental desenvolvido na implantação de cisternas rurais. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com vinte representantes de famílias beneficiadas com a cisterna, dois multiplicadores técnicos e dois instrutores do programa. Realizaram-se também observações sistematizadas e análise documental. O processo educativo desenvolvido visa à socialização de conhecimento baseado na conscientização, mudança de comportamento e participação, obtendo resultados significativos em termos de empoderamento dos sujeitos.

Biografia do Autor

  • Jackeline Lisboa Araújo Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA
    Bióloga, mestre em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental do Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
  • Sandra Maria Furiam Dias, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA
    Engenheira civil, doutora em Saúde Pública (USP), docente titular do departamento de tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UEFS

Downloads

Publicado

30-09-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Jackeline Lisboa Araújo; DIAS, Sandra Maria Furiam. Análise da percepção de atores envolvidos em programa de Educação Ambiental aplicado na implantação de cisternas rurais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 3, p. 41–59, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1928. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1928. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-06-08
Aprovado 2015-09-02
Publicado 2015-09-30