Educação Ambiental na escola rural: conhecimentos e ferramentas de aprendizado acerca dos mamíferos do cerrado

Authors

  • José Neiva Mesquita Neto Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Fracielle Pinto Ribeiro Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO
  • Gleyce Alves Machado Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1921

Keywords:

Rastros, Material Pedagógico, Biodiversidade, Conservação, Inclusão Social.

Abstract

Este estudo objetivou utilizar ferramentas da Educação Ambiental para difusão de conhecimentos sobre mamíferos do Cerrado. Bem como o usar moldes de pegadas de mamíferos como materiais pedagógicos, facilitadores do aprendizado e potencializadores para a inclusão social. E provocar reflexões nos estudantes sobre os efeitos de suas próprias ações sobre o ecossistema que o cerca e assim contribuir na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A confecção dos moldes foi feita a partir de contramoldes feitos de gesso coletados a partir rastros de mamíferos em campo localizados em fragmentos de Cerrado da região. Com a realização deste estudo, foi possível utilizar os moldes e contramoldes de pegadas como materiais pedagógicos. Conclui-se que estes modelos facilitaram o aprendizado e a inclusão social. Pode-se inferir ainda que este projeto possibilitou reflexões críticas entre os alunos e contribui para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.

Author Biographies

  • José Neiva Mesquita Neto, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
    Atualmente é mestrando em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2011). Tem interesse na área de Biologia Reprodutiva de Plantas, com ênfase em Polinização de espécies vegetais do Cerrado, atuando nos seguintes temas: redes de interação inseto-planta, abelhas solitárias nativas.
  • Fracielle Pinto Ribeiro, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO
    Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2011).
  • Gleyce Alves Machado, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO
    Doutora em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU. Professora adjunto na UFG, Campus Catalão.

Published

2015-09-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MESQUITA NETO, José Neiva; RIBEIRO, Fracielle Pinto; MACHADO, Gleyce Alves. Educação Ambiental na escola rural: conhecimentos e ferramentas de aprendizado acerca dos mamíferos do cerrado. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 124–133, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1921. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1921. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-05-20
Accepted 2015-09-02
Published 2015-09-19