Educação Ambiental na escola rural: conhecimentos e ferramentas de aprendizado acerca dos mamíferos do cerrado

Autores

  • José Neiva Mesquita Neto Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Fracielle Pinto Ribeiro Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO
  • Gleyce Alves Machado Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1921

Palavras-chave:

Rastros, Material Pedagógico, Biodiversidade, Conservação, Inclusão Social.

Resumo

Este estudo objetivou utilizar ferramentas da Educação Ambiental para difusão de conhecimentos sobre mamíferos do Cerrado. Bem como o usar moldes de pegadas de mamíferos como materiais pedagógicos, facilitadores do aprendizado e potencializadores para a inclusão social. E provocar reflexões nos estudantes sobre os efeitos de suas próprias ações sobre o ecossistema que o cerca e assim contribuir na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A confecção dos moldes foi feita a partir de contramoldes feitos de gesso coletados a partir rastros de mamíferos em campo localizados em fragmentos de Cerrado da região. Com a realização deste estudo, foi possível utilizar os moldes e contramoldes de pegadas como materiais pedagógicos. Conclui-se que estes modelos facilitaram o aprendizado e a inclusão social. Pode-se inferir ainda que este projeto possibilitou reflexões críticas entre os alunos e contribui para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Neiva Mesquita Neto, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Atualmente é mestrando em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2011). Tem interesse na área de Biologia Reprodutiva de Plantas, com ênfase em Polinização de espécies vegetais do Cerrado, atuando nos seguintes temas: redes de interação inseto-planta, abelhas solitárias nativas.

Fracielle Pinto Ribeiro, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2011).

Gleyce Alves Machado, Universidade Federal de Goiás, Catalão, GO

Doutora em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU. Professora adjunto na UFG, Campus Catalão.

Downloads

Publicado

19-09-2015

Como Citar

Mesquita Neto, J. N., Ribeiro, F. P., & Machado, G. A. (2015). Educação Ambiental na escola rural: conhecimentos e ferramentas de aprendizado acerca dos mamíferos do cerrado. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(3), 124–133. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1921

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-05-20
Aceito: 2015-09-02
Publicado: 2015-09-19