Analysis of Socio-environmental Issues in the Song “O Rio Invertido” from the Play “A Que Faz”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19103

Keywords:

Scientific divulgation, Environmental impact, Socio-spatial segregation, Scientific theater

Abstract

This article aims to address the lack of research on theater that focuses on science aimed at scientific dissemination, as well as contribute to the discussion of socio-environmental issues by qualitatively analyzing the song “O Rio Invertido” featured in a scientific theater play. The analysis addresses socio-environmental issues and urban inequality, focusing on socio-spatial segregation and the influence of high-income classes in the production, consumption, and control of urban space. The research reveals how environmental manipulation resulting from human activities negatively impacts vulnerable populations. It also discusses the invisibility of marginalized communities and inequality in access to urban resources and services. The presence of a river is explored both in terms of economic value and environmental impact, highlighting how it can increase property values in wealthy areas while causing destruction in poor areas. Using a qualitative methodology, the research investigates the nuances and complexities of the issues presented in the song's lyrics. The study results in an understanding of the dynamics that shape urban landscapes and the experiences of different social classes.

Author Biographies

  • Fabio Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - UEPG

    Possui graduação em Licenciatura em Geografia - UNIMEO (2008). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática UEPG.Foi professor na Secretaria de Educação do Estado do Paraná atuando com as disciplinas de Geografia, Projeto de Vida e Civismo.Fotógrafo e artista plástico nas horas vagas.

  • Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Possuo graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2015) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2021) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Sou professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e leciono disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Tenho experiência na área de Ensino de Química e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Conhecimentos para Docência, Formação do Professor Universitário, Campo científico, relação Arte-Ciência, Divulgação científica e Teatro de temática científica. Coordenei o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEPG (2010-2015), fui coordenadora de Gestão e Processos Educacionais do PIBID da UEPG (2015-2018), coordenei o curso de Licenciatura em Química da UEPG (2015-2017), coordenei o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG (2017-2020). Fui chefe da Divisão de Cultura e Arte (DAC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UEPG (2022-2024). Atualmente sou uma das líderes do Grupo de Pesquisa GEPPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores) e coordeno dois projetos financiados pela Fundação Araucária (FA): o projeto de pesquisa de jovens pesquisadores intitulado O campo da Educação Química no estado do Paraná: da constituição e nucleação de grupos de ensino e pesquisa à constituição de redes colaborativas e o projeto de pesquisa básica e aplicada intitulado Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática. E-mail para contato: leilafreire@uepg.br

  • Josemar Quadros , Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Possui doutorado em Ciência Matemática, área de concentração em Equações Diferenciais, pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015); mestrado em Matemática e Computação Científica, área de concentração em Equações Diferenciais, pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2005); e graduação em Matemática - Licenciatura Plena, pela UPF - Universidade de Passo Fundo (2001). Atua como Professor de Ensino Superior na UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência em: (i) pesquisa em Matemática, com ênfase em Análise Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferenciais parciais e cálculo fracionário; (ii) formação de professores, atuando principalmente na formação de professores de Matemática;(iii) divulgação científica, principalmente com ações que unem arte e ciência; e (iv) criação artística - teatro, com trabalhos desenvolvidos como dramaturgo, ator e diretor. (Texto informado pelo autor)

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Published

2024-09-18

How to Cite

SANTOS, Fabio; FREIRE, Leila Inês Follmann; QUADROS , Josemar. Analysis of Socio-environmental Issues in the Song “O Rio Invertido” from the Play “A Que Faz”. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 19, n. 7, p. 246–254, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19103. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19103. Acesso em: 13 dec. 2025.