Oficinas de geociências como estratégia de Educação Ambiental em escolas da rede municipal de São Carlos (SP)

Authors

  • Raimunda Gomes Silva Soares Universidade Federal de São Carlos/Discente do curso de Gestão e Análise Ambiental
  • Nícolas Guerra Rodrigues Tão Universidade Federal de São Carlos/Discente do curso de Gestão e Análise Ambiental
  • Alexandre da Silva Faustino Universidade Federal de São Carlos/Discente do curso de Gestão e Análise Ambiental
  • Marcilene Dantas Ferreira Universidade Federal de São Carlos/Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil (DECiv)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1895

Keywords:

Processos Naturais, Sensibilização Ambiental, Práticas em Sustentabilidade.

Abstract

A compreensão dos processos naturais e da sua relação com o mundo moderno é condição fundamental para a conscientização e o desenvolvimento das práticas de sustentabilidade. Este trabalho visa aplicar os conhecimentos das geociências no desenvolvimento de práticas de educação ambiental através de oficinas teórico-práticas para alunos e professores em escolas na rede pública da cidade de São Carlos – São Paulo. Nas oficinas, questões ambientais são exploradas ao longo de conceitualizações expositivas e atividades práticas. Até o momento foram realizadas duas oficinas sobre minerais e rochas além de uma oficina sobre solos. Os resultados indicam uma dificuldade de assimilação dos conceitos, mas a maioria dos alunos pode entender as problemáticas apresentadas e sugeriu práticas mais sustentáveis para o seu cotidiano.

Published

2015-07-08

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SOARES, Raimunda Gomes Silva; TÃO, Nícolas Guerra Rodrigues; FAUSTINO, Alexandre da Silva; FERREIRA, Marcilene Dantas. Oficinas de geociências como estratégia de Educação Ambiental em escolas da rede municipal de São Carlos (SP). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 204–227, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1895. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1895. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-03-30
Accepted 2015-06-19
Published 2015-07-08