Oficinas de geociências como estratégia de Educação Ambiental em escolas da rede municipal de São Carlos (SP)

Autores

  • Raimunda Gomes Silva Soares Universidade Federal de São Carlos/Discente do curso de Gestão e Análise Ambiental
  • Nícolas Guerra Rodrigues Tão Universidade Federal de São Carlos/Discente do curso de Gestão e Análise Ambiental
  • Alexandre da Silva Faustino Universidade Federal de São Carlos/Discente do curso de Gestão e Análise Ambiental
  • Marcilene Dantas Ferreira Universidade Federal de São Carlos/Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Civil (DECiv)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1895

Palavras-chave:

Processos Naturais, Sensibilização Ambiental, Práticas em Sustentabilidade.

Resumo

A compreensão dos processos naturais e da sua relação com o mundo moderno é condição fundamental para a conscientização e o desenvolvimento das práticas de sustentabilidade. Este trabalho visa aplicar os conhecimentos das geociências no desenvolvimento de práticas de educação ambiental através de oficinas teórico-práticas para alunos e professores em escolas na rede pública da cidade de São Carlos – São Paulo. Nas oficinas, questões ambientais são exploradas ao longo de conceitualizações expositivas e atividades práticas. Até o momento foram realizadas duas oficinas sobre minerais e rochas além de uma oficina sobre solos. Os resultados indicam uma dificuldade de assimilação dos conceitos, mas a maioria dos alunos pode entender as problemáticas apresentadas e sugeriu práticas mais sustentáveis para o seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-07-2015

Como Citar

Soares, R. G. S., Tão, N. G. R., Faustino, A. da S., & Ferreira, M. D. (2015). Oficinas de geociências como estratégia de Educação Ambiental em escolas da rede municipal de São Carlos (SP). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(2), 204–227. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1895

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-03-30
Aceito: 2015-06-19
Publicado: 2015-07-08