Uma leitura ontometodológica da Educação Ambiental crítica diante dos desafios societários contemporâneos

Authors

  • César Augusto Costa Doutorando em Educação Ambiental/FURG.
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1894

Keywords:

Educação Ambiental Crítica, Materialismo Histórico-Dialético, Práxis, Sociedade-Natureza, Sustentabilidade.

Abstract

O objetivo deste texto, ao considerarmos o cenário de crise ambiental e civilizatória, é situar a relevância na discussão ambiental da unidade dialética entre sociedade-natureza à luz do referencial materialista histórico-dialético centrado na ontologia do ser social. Compreendemos ser necessário contextualizarmos as transformações que o cenário contemporâneo suscita à educação ambiental crítica. Tal panorama aponta para o crucial debate sobre a sustentabilidade e sobre qual sustentabilidade, fruto de um projeto colonizador europeu fundado na proposta de mercantilização da natureza e, por sua vez, do ser humano. Após fazer estas considerações teóricas e contextuais iniciais, explicitaremos os pressupostos da Educação Ambiental Crítica à luz da ontologia marxiana ambiental, o qual tem em seu horizonte, a finalidade de emancipar o homem visando superar a dissociação sociedade-natureza inerente às relações de expropriação e dominação no marco da sociedade capitalista. Feito este exame, assinalamos a contribuição teórico-metodológica do conceito de práxis e sua pertinência na educação ambiental que defendemos.

Author Biographies

  • César Augusto Costa, Doutorando em Educação Ambiental/FURG.
    Doutorando em Educação Ambiental/FURG. Bolsista do CNPq/Brasil, Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ).
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.
    Doutor em Serviço Social/UFRJ. Bolsista de Produtividade do CNPq/Brasil, Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Professor do PPGE da UFRJ, do PPG em Ecologia Social da UFRJ e do PPGEA/FURG.

Published

2014-07-02

Issue

Section

Artigos

How to Cite

COSTA, César Augusto; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Uma leitura ontometodológica da Educação Ambiental crítica diante dos desafios societários contemporâneos. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 132–156, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1894. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1894. Acesso em: 7 dec. 2025.
Received 2014-03-27
Accepted 2014-06-16
Published 2014-07-02