Uma leitura ontometodológica da Educação Ambiental crítica diante dos desafios societários contemporâneos

Autores

  • César Augusto Costa Doutorando em Educação Ambiental/FURG.
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1894

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Materialismo Histórico-Dialético, Práxis, Sociedade-Natureza, Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo deste texto, ao considerarmos o cenário de crise ambiental e civilizatória, é situar a relevância na discussão ambiental da unidade dialética entre sociedade-natureza à luz do referencial materialista histórico-dialético centrado na ontologia do ser social. Compreendemos ser necessário contextualizarmos as transformações que o cenário contemporâneo suscita à educação ambiental crítica. Tal panorama aponta para o crucial debate sobre a sustentabilidade e sobre qual sustentabilidade, fruto de um projeto colonizador europeu fundado na proposta de mercantilização da natureza e, por sua vez, do ser humano. Após fazer estas considerações teóricas e contextuais iniciais, explicitaremos os pressupostos da Educação Ambiental Crítica à luz da ontologia marxiana ambiental, o qual tem em seu horizonte, a finalidade de emancipar o homem visando superar a dissociação sociedade-natureza inerente às relações de expropriação e dominação no marco da sociedade capitalista. Feito este exame, assinalamos a contribuição teórico-metodológica do conceito de práxis e sua pertinência na educação ambiental que defendemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Costa, Doutorando em Educação Ambiental/FURG.

Doutorando em Educação Ambiental/FURG. Bolsista do CNPq/Brasil, Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ).

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Doutor em Serviço Social/UFRJ. Bolsista de Produtividade do CNPq/Brasil, Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Professor do PPGE da UFRJ, do PPG em Ecologia Social da UFRJ e do PPGEA/FURG.

Downloads

Publicado

02-07-2014

Como Citar

Costa, C. A., & Loureiro, C. F. B. (2014). Uma leitura ontometodológica da Educação Ambiental crítica diante dos desafios societários contemporâneos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(1), 132–156. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1894

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-03-28
Aceito: 2014-06-16
Publicado: 2014-07-02

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.