Uma leitura ontometodológica da Educação Ambiental crítica diante dos desafios societários contemporâneos

Autores

  • César Augusto Costa Doutorando em Educação Ambiental/FURG.
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1894

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Materialismo Histórico-Dialético, Práxis, Sociedade-Natureza, Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo deste texto, ao considerarmos o cenário de crise ambiental e civilizatória, é situar a relevância na discussão ambiental da unidade dialética entre sociedade-natureza à luz do referencial materialista histórico-dialético centrado na ontologia do ser social. Compreendemos ser necessário contextualizarmos as transformações que o cenário contemporâneo suscita à educação ambiental crítica. Tal panorama aponta para o crucial debate sobre a sustentabilidade e sobre qual sustentabilidade, fruto de um projeto colonizador europeu fundado na proposta de mercantilização da natureza e, por sua vez, do ser humano. Após fazer estas considerações teóricas e contextuais iniciais, explicitaremos os pressupostos da Educação Ambiental Crítica à luz da ontologia marxiana ambiental, o qual tem em seu horizonte, a finalidade de emancipar o homem visando superar a dissociação sociedade-natureza inerente às relações de expropriação e dominação no marco da sociedade capitalista. Feito este exame, assinalamos a contribuição teórico-metodológica do conceito de práxis e sua pertinência na educação ambiental que defendemos.

Biografia do Autor

  • César Augusto Costa, Doutorando em Educação Ambiental/FURG.
    Doutorando em Educação Ambiental/FURG. Bolsista do CNPq/Brasil, Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ).
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.
    Doutor em Serviço Social/UFRJ. Bolsista de Produtividade do CNPq/Brasil, Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Professor do PPGE da UFRJ, do PPG em Ecologia Social da UFRJ e do PPGEA/FURG.

Downloads

Publicado

02-07-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, César Augusto; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Uma leitura ontometodológica da Educação Ambiental crítica diante dos desafios societários contemporâneos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 9, n. 1, p. 132–156, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1894. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1894. Acesso em: 25 jun. 2025.
Recibido 2014-03-28
Aprovado 2014-06-16
Publicado 2014-07-02