A Escola Ambiental Águas do Capibaribe: um modelo de utilização do rio como sala de aula

Autores

  • Lourinaldo Rodrigues do Espirito Santo Junior Universidade de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1865

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA AMBIENTAL, RIO CAPIBARIBE

Resumo

O presente trabalho apresenta o projeto da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, projeto da Prefeitura da Cidade do Recife, que atende a alunos da Rede Pública de Ensino. O projeto de Educação Ambiental é executado em um barco-escola tipo Catamaran, um espaço não convencional de práticas pedagógicas. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as práticas pedagógicas e seus desdobramentos em espaços não convencionais. Como objetivos específicos foram avaliados a percepção de alunos e professores; verificar suas contribuições para a preservação do Rio Capibaribe e como se dá a socialização dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso e seus dados foram coletados através de entrevistas diretas com os participantes e observação direta no local de pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa, bem como alguns resultados estão descritos no decorrer do texto que compõe este artigo.

Biografia do Autor

  • Lourinaldo Rodrigues do Espirito Santo Junior, Universidade de Pernambuco, Recife, PE
    MESTRADO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTÁVEL

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Publicado

30-03-2015

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ESPIRITO SANTO JUNIOR, Lourinaldo Rodrigues do. A Escola Ambiental Águas do Capibaribe: um modelo de utilização do rio como sala de aula. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 316–331, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1865. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1865. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-01-02
Aprovado 2015-01-20
Publicado 2015-03-30