A Educação Ambiental e o lixo: um estudo de caso realizado em uma escola pública de Teresina (PI)

Authors

  • Kelly Beatriz Maia Costa Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI
  • Micaías Andrade Rodrigues Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1848

Keywords:

Educação Ambiental. Lixo. Meio ambiente. Ação docente.

Abstract

Este artigo investigou como a Educação Ambiental (EA) e a questão do lixo como problemática ambiental podem contribuir para formação voltada à cidadania. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública em Teresina, Piauí, que teve a participação dos educadores das diferentes áreas do conhecimento e buscou analisar se os educadores abordam a EA e a questão do lixo entre seus conteúdos. Ressaltamos que não é apenas o professor na área de ciências o responsável pelo conhecimento frente às questões ambientais, pois cada área do conhecimento pode e deve contribuir para que o aluno possa compreendê-la e posicionar diante dela. Para coletarmos os dados utilizamos a entrevista semiestruturada e como resultados percebemos que os professores contribuem com o favorecimento do tema em seus conteúdos de ensino e que a questão do lixo é presente como assunto interdisciplinar.

Author Biographies

  • Kelly Beatriz Maia Costa, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

    Departamento de Biologia/Universidade Federal do Piauí

  • Micaías Andrade Rodrigues, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI
    DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Published

2014-12-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

COSTA, Kelly Beatriz Maia; RODRIGUES, Micaías Andrade. A Educação Ambiental e o lixo: um estudo de caso realizado em uma escola pública de Teresina (PI). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 344–363, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1848. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1848. Acesso em: 6 dec. 2025.
Received 2013-08-02
Accepted 2014-10-08
Published 2014-12-29