Educação Ambiental na escola: do papel à realidade – do discurso ao comprometimento

Authors

  • Vera Aparecida Monteiro Silva de Abrantes Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ
  • Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1835

Keywords:

meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação ambiental

Abstract

Pretende-se neste artigo expor algumas reflexões acerca das definições, da importância e da aplicabilidade da educação ambiental na Educação Básica, a partir de práticas desenvolvidas no Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão III, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A urgência por encontrar soluções que reduzam os efeitos devastadores da ação do homem sobre o meio natural, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente, traz para o debate questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à educação ambiental. As experiências bem sucedidas voltadas para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, empreendidas no Colégio Pedro II, serão úteis para compreensão das idéias aqui debatidas.

Author Biographies

  • Vera Aparecida Monteiro Silva de Abrantes, Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ
    Formada em Letras. Atualmente é professora do ensino médio no Colégio Pedro II e aluna do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local.
  • Maria Geralda de Miranda, Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ
    Possui pós-doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Letras (Estudos Culturais) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado também em Letras pela UFF. É coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, onde também é pesquisadora e professora. Seus estudos abrangem os seguintes temas: Linguagem, Cultura, Literatura, Educação e suas Relações com o Trabalho e o ambiente. Tem sido também objeto de suas reflexões e pesquisas temas como, Gênero, educação ambiental e Cultura Popular.
  • Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos, Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ
    Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996); Mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (2001); Doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2008) na área de Recursos Hídricos e Pós-Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra - Portugal (2010). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos em recursos hídricos, hidrologia subterrânea, modelos hidrológicos, hidráulica, fenômenos de transporte, saneamento básico, instalações prediais, conforto térmico e sustentabilidade ambiental em obras. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Militar de Engenharia no curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção e Engenharia Cartográfica; e na pós-graduação (nível mestrado) em Engenharia de Transportes. Na UNISUAM é Professor do curso de graduação em Engenharia Civil e do Mestrado em Desenvolvimento Local.

Published

2014-12-29

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

ABRANTES, Vera Aparecida Monteiro Silva de; MIRANDA, Maria Geralda de; VASCONCELLOS, Carlos Alexandre Bastos de. Educação Ambiental na escola: do papel à realidade – do discurso ao comprometimento. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 424–435, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1835. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1835. Acesso em: 6 dec. 2025.
Received 2013-03-01
Accepted 2014-10-08
Published 2014-12-29