Educação Ambiental na escola: do papel à realidade – do discurso ao comprometimento

Autores

  • Vera Aparecida Monteiro Silva de Abrantes Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ
  • Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1835

Palavras-chave:

meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação ambiental

Resumo

Pretende-se neste artigo expor algumas reflexões acerca das definições, da importância e da aplicabilidade da educação ambiental na Educação Básica, a partir de práticas desenvolvidas no Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão III, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A urgência por encontrar soluções que reduzam os efeitos devastadores da ação do homem sobre o meio natural, buscando um equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente, traz para o debate questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à educação ambiental. As experiências bem sucedidas voltadas para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, empreendidas no Colégio Pedro II, serão úteis para compreensão das idéias aqui debatidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Aparecida Monteiro Silva de Abrantes, Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ

Formada em Letras. Atualmente é professora do ensino médio no Colégio Pedro II e aluna do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local.

Maria Geralda de Miranda, Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ

Possui pós-doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Letras (Estudos Culturais) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado também em Letras pela UFF. É coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, onde também é pesquisadora e professora. Seus estudos abrangem os seguintes temas: Linguagem, Cultura, Literatura, Educação e suas Relações com o Trabalho e o ambiente. Tem sido também objeto de suas reflexões e pesquisas temas como, Gênero, educação ambiental e Cultura Popular.

Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos, Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996); Mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (2001); Doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2008) na área de Recursos Hídricos e Pós-Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra - Portugal (2010). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos em recursos hídricos, hidrologia subterrânea, modelos hidrológicos, hidráulica, fenômenos de transporte, saneamento básico, instalações prediais, conforto térmico e sustentabilidade ambiental em obras. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Militar de Engenharia no curso de graduação em Engenharia de Fortificação e Construção e Engenharia Cartográfica; e na pós-graduação (nível mestrado) em Engenharia de Transportes. Na UNISUAM é Professor do curso de graduação em Engenharia Civil e do Mestrado em Desenvolvimento Local.

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

Abrantes, V. A. M. S. de, Miranda, M. G. de, & Vasconcellos, C. A. B. de. (2014). Educação Ambiental na escola: do papel à realidade – do discurso ao comprometimento. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(2), 424–435. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1835

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2013-03-01
Aceito: 2014-10-08
Publicado: 2014-12-29

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.