A semântica do trabalho de catação e dos resíduos sólidos (lixo): o olhar de estudantes da Escola Municipal Álvaro Botelho, Lavras (MG)

Authors

  • Luiz Augusto Bronzatto Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
  • Lucas Canestri de Oliveira Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1794

Keywords:

catador, materiais recicláveis, lixo, discurso e semântica

Abstract

Resumo: A partir da Lei no 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, novas formas discursivas são visualizadas no que tange aos resíduos e a atividade do catador de material reciclável, denominadas de discurso normativo. Este discurso será validado caso os aspectos correlacionados à semântica do “lixo” e do trabalho do catador transpor para uma abordagem positiva. Assim, este trabalho busca refletir sobre o desenvolvimento do discurso normativo da gestão dos resíduos sólidos junto a estudantes da Escola Municipal Álvaro Botelho, localizada em Lavras/MG. Além disso, busca trazer subsídios ao projeto de extensão universitária denominado “Do coletar ao reciclar”. Os resultados apontam a incorporação do discurso normativo pela maioria dos estudantes, analiticamente diferenciados em críticos e ingênuos.

Author Biographies

  • Luiz Augusto Bronzatto, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
    Mestrando do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras
  • Lucas Canestri de Oliveira, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
    Mestrando do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras

Published

2014-12-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

BRONZATTO, Luiz Augusto; OLIVEIRA, Lucas Canestri de. A semântica do trabalho de catação e dos resíduos sólidos (lixo): o olhar de estudantes da Escola Municipal Álvaro Botelho, Lavras (MG). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 270–286, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1794. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1794. Acesso em: 6 dec. 2025.
Received 2012-02-26
Accepted 2014-10-08
Published 2014-12-30