A semântica do trabalho de catação e dos resíduos sólidos (lixo): o olhar de estudantes da Escola Municipal Álvaro Botelho, Lavras (MG)

Autores

  • Luiz Augusto Bronzatto Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
  • Lucas Canestri de Oliveira Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1794

Palavras-chave:

catador, materiais recicláveis, lixo, discurso e semântica

Resumo

Resumo: A partir da Lei no 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, novas formas discursivas são visualizadas no que tange aos resíduos e a atividade do catador de material reciclável, denominadas de discurso normativo. Este discurso será validado caso os aspectos correlacionados à semântica do “lixo” e do trabalho do catador transpor para uma abordagem positiva. Assim, este trabalho busca refletir sobre o desenvolvimento do discurso normativo da gestão dos resíduos sólidos junto a estudantes da Escola Municipal Álvaro Botelho, localizada em Lavras/MG. Além disso, busca trazer subsídios ao projeto de extensão universitária denominado “Do coletar ao reciclar”. Os resultados apontam a incorporação do discurso normativo pela maioria dos estudantes, analiticamente diferenciados em críticos e ingênuos.

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Biografia do Autor

Luiz Augusto Bronzatto, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Mestrando do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras

Lucas Canestri de Oliveira, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Mestrando do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Bronzatto, L. A., & Oliveira, L. C. de. (2014). A semântica do trabalho de catação e dos resíduos sólidos (lixo): o olhar de estudantes da Escola Municipal Álvaro Botelho, Lavras (MG). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(2), 270–286. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1794

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-02-26
Aceito: 2014-10-08
Publicado: 2014-12-30