A percepção ambiental do corpo docente de uma escola pública rural em Manaus (Amazonas)

Authors

  • Joanne Régis Costa
  • Adelaide Morais Mota Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
  • José Edison Carvalho Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM, zona leste)
  • Adriana Morais Silva Senar

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1771

Keywords:

Escola, meio ambiente

Abstract

O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada em área rural de Manaus (AM), a fim de conhecer a percepção dos professores sobre meio ambiente. Foram aplicados formulários com perguntas abertas, respondidos por 83% do grupo docente. Os resultados revelaram que a visão naturalista e a antropocêntrica são predominantes. A temática ambiental é restrita, geralmente, à sala de aula. Com isso, verificou-se ser imprescindível que a escola avance para ações extra-curriculares, aumentando o elo com o cotidiano dos alunos, de formar a ampliar a visão de mundo destes e a tornar efetiva a educação ambiental na referida escola. Palavras-chave: Educação Ambiental, escola, meio ambiente.

Author Biography

  • Joanne Régis Costa
    Pesquisadora da Embrapa Amazônia Ambiental, atua com pesquisa participativa, sistemas agroflorestais educação ambiental e comunicação ambiental em pequenas comunidades rurais.

Published

2012-10-22

Issue

Section

Artigos

How to Cite

COSTA, Joanne Régis; MOTA, Adelaide Morais; SOARES, José Edison Carvalho; SILVA, Adriana Morais. A percepção ambiental do corpo docente de uma escola pública rural em Manaus (Amazonas). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 63–67, 2012. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1771. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1771. Acesso em: 10 dec. 2025.
Received 2011-08-08
Accepted 2012-08-02
Published 2012-10-22