A percepção ambiental do corpo docente de uma escola pública rural em Manaus (Amazonas)

Autores

  • Joanne Régis Costa
  • Adelaide Morais Mota Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
  • José Edison Carvalho Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM, zona leste)
  • Adriana Morais Silva Senar

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1771

Palavras-chave:

Escola, meio ambiente

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola localizada em área rural de Manaus (AM), a fim de conhecer a percepção dos professores sobre meio ambiente. Foram aplicados formulários com perguntas abertas, respondidos por 83% do grupo docente. Os resultados revelaram que a visão naturalista e a antropocêntrica são predominantes. A temática ambiental é restrita, geralmente, à sala de aula. Com isso, verificou-se ser imprescindível que a escola avance para ações extra-curriculares, aumentando o elo com o cotidiano dos alunos, de formar a ampliar a visão de mundo destes e a tornar efetiva a educação ambiental na referida escola. Palavras-chave: Educação Ambiental, escola, meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Joanne Régis Costa
    Pesquisadora da Embrapa Amazônia Ambiental, atua com pesquisa participativa, sistemas agroflorestais educação ambiental e comunicação ambiental em pequenas comunidades rurais.

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Publicado

22-10-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Joanne Régis; MOTA, Adelaide Morais; SOARES, José Edison Carvalho; SILVA, Adriana Morais. A percepção ambiental do corpo docente de uma escola pública rural em Manaus (Amazonas). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 63–67, 2012. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1771. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1771. Acesso em: 10 dez. 2025.
Recebido 2011-08-08
Aprovado 2012-08-02
Publicado 2012-10-22