Práticas e reflexões sobre a educação ambiental na escola pública: a gestão de resíduos sólidos na E.E.F.M Cel. Murilo Serpa em Itapipoca – CE

Authors

  • Marcelo Aguiar Távora

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1742

Keywords:

Educação ambiental, escola, resíduos sólidos

Abstract

Esse artigo apresenta experiências relativas ao desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental na Escola Coronel Murilo Serpa, localizada no bairro Cruzeiro, em Itapipoca - CE. O projeto, intitulado “Lixo: fonte inesgotável de riqueza” teve a intervenção em sala de aula de todo o corpo docente - capacitado sobre o tema educação ambiental, por pesquisadores-docentes da Faculdade de Educação de Itapipoca. Foram desenvolvidas diversas atividades como gincanas, palestras e concursos (de agosto a dezembro de 2005) relacionados à temática ambiental. Concluímos que trabalhar esse tema no contexto escolar estimula a conservação do ambiente através de praticas corretas e que a educação ambiental traz à tona valores de amor e respeito à vida, propondo sempre uma reflexão sobre a nossa postura perante as outras pessoas e ao nosso planeta.

Author Biography

  • Marcelo Aguiar Távora
    Biólogo, Especialista em ensino de Biologia e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Published

2012-10-22

Issue

Section

Artigos

How to Cite

TÁVORA, Marcelo Aguiar. Práticas e reflexões sobre a educação ambiental na escola pública: a gestão de resíduos sólidos na E.E.F.M Cel. Murilo Serpa em Itapipoca – CE. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 37–43, 2012. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1742. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1742. Acesso em: 10 dec. 2025.
Received 2011-04-23
Accepted 2011-06-05
Published 2012-10-22