Práticas e reflexões sobre a educação ambiental na escola pública: a gestão de resíduos sólidos na E.E.F.M Cel. Murilo Serpa em Itapipoca – CE

Autores

  • Marcelo Aguiar Távora

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1742

Palavras-chave:

Educação ambiental, escola, resíduos sólidos

Resumo

Esse artigo apresenta experiências relativas ao desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental na Escola Coronel Murilo Serpa, localizada no bairro Cruzeiro, em Itapipoca - CE. O projeto, intitulado “Lixo: fonte inesgotável de riqueza” teve a intervenção em sala de aula de todo o corpo docente - capacitado sobre o tema educação ambiental, por pesquisadores-docentes da Faculdade de Educação de Itapipoca. Foram desenvolvidas diversas atividades como gincanas, palestras e concursos (de agosto a dezembro de 2005) relacionados à temática ambiental. Concluímos que trabalhar esse tema no contexto escolar estimula a conservação do ambiente através de praticas corretas e que a educação ambiental traz à tona valores de amor e respeito à vida, propondo sempre uma reflexão sobre a nossa postura perante as outras pessoas e ao nosso planeta.

Biografia do Autor

  • Marcelo Aguiar Távora
    Biólogo, Especialista em ensino de Biologia e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

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Publicado

22-10-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TÁVORA, Marcelo Aguiar. Práticas e reflexões sobre a educação ambiental na escola pública: a gestão de resíduos sólidos na E.E.F.M Cel. Murilo Serpa em Itapipoca – CE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 37–43, 2012. DOI: 10.34024/revbea.2012.v7.1742. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1742. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2011-04-23
Aprovado 2011-06-05
Publicado 2012-10-22