Ambientalização curricular na formação inicial de professores: o curso de pedagogia da FE-UNICAMP

Authors

  • Bruna Monize Rosalem
  • Elisabeth Barolli

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1714

Abstract

Neste trabalho investigamos como a Educação Ambiental se insere no currículo do curso de Pedagogia da Unicamp e como esse campo de conhecimento se expressa no discurso de docentes desse curso. Por meio da análise das ementas e dos programas das disciplinas obrigatórias, foi possível definir, numa primeira etapa da pesquisa, categorias que revelam uma potencial ambientalização para o currículo focalizado. Numa segunda etapa da pesquisa, selecionamos quatro disciplinas cujas ementas e programas sugeriram possibilidades mais objetivas para a abordagem de questões relacionadas à Educação Ambiental. Embora os docentes responsáveis por essas disciplinas tenham declarado em entrevista que reconhecem a EA como um conhecimento pertinente à formação inicial de professores, parecem não se identificar com sua perspectiva transformadora. Nossa hipótese é que essa contradição se justifica pelo fato da EA ser uma área de conhecimento recente, que não conseguiu ainda constituir uma identidade epistemológica.

Author Biography

  • Bruna Monize Rosalem
    Atualmente é pedagoga formada pela Universidade Estadual de Campinas.

    Mais informações: Currículo Lattes

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How to Cite

ROSALEM, Bruna Monize; BAROLLI, Elisabeth. Ambientalização curricular na formação inicial de professores: o curso de pedagogia da FE-UNICAMP. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 26–36, 2010. DOI: 10.34024/revbea.2010.v5.1714. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1714. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2010-12-07
Accepted 2010-12-07