Educação ambiental no ensino fundamental: A experiência de uma escola municipal em Uberlândia (MG)

Authors

  • Lucilene Umbelino Gama
  • Adairlei Aparecida da Silva Borges

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1713

Keywords:

Atitudes. Conservação ambiental. Valores.

Abstract

Este trabalho objetivou conhecer a Educação Ambiental praticada no Ensino Fundamental de uma escola municipal de Uberlândia. Durante visitas à escola, buscou-se verificar o que os professores entendem por Educação Ambiental, como trabalham a temática ambiental, e os valores e atitudes dos alunos em relação à conservação ambiental. Constatou-se que os educadores entendem a Educação Ambiental como um processo de instrução e sensibilização para a conservação ambiental, e aqueles que buscaram a formação continuada realizam atividades inovadoras. Os alunos não se reconhecem como parte do meio ambiente, mas a maioria afirmou colaborar para conservá-lo por ser importante para a sobrevivência humana.

Author Biography

  • Lucilene Umbelino Gama
    Especialização em Curso de Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia, Brasil (2010). Bióloga da Prefeitura Municipal de Uberlândia , Brasil.

Published

2010-12-07

Issue

Section

Artigos

How to Cite

GAMA, Lucilene Umbelino; BORGES, Adairlei Aparecida da Silva. Educação ambiental no ensino fundamental: A experiência de uma escola municipal em Uberlândia (MG). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 18–25, 2010. DOI: 10.34024/revbea.2010.v5.1713. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1713. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2010-12-07
Accepted 2010-12-07
Published 2010-12-07