Foz do Iguaçu Municipal Environmental Education Policy: support for the development of the formal Environmental Education Program

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16435

Keywords:

Municipal Environmental Education Program, Participation, Formal Environmental Education, Public policy, Pedagogical training

Abstract

The present article discusses results derived from a research study conducted between 2022 and 2023, involving teachers within the municipal education network of Foz do Iguaçu, aimed at supporting the Management Body in the development of the Municipal Formal Environmental Education Program. The study specifically examined the extent to which Environmental Education (EE) is incorporated into the educational background development of the surveyed teachers and their interest in further new EE programs. The findings indicated a shortage of EE in the initial teacher formation, a limited provision of continued EE instruction, and difficulty in including EE in regular pedagogical practices. These outcomes demonstrate the need to promote sustained educational activities, not only for teachers but also for the broader school community, to effectively consolidate EE in municipal formal education.

Author Biographies

  • Roseli Bernardete Dahlem Pacheco, Instituto Federal do Paraná - campus Foz do Iguaçu

    Licenciada em História e Graduada em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pós Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e Pós Doutora em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino Americana. Atua com docente no setor público desde 1988 sendo que atualmente está no Instituto Federal do Paraná, tendo já atuado também em cursos superiores. Colaborou com a implantação da Escola de Educação Ambiental Escola Parque junto ao Parque Nacional do Iguaçu, em programas de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu e da implantação do Programa Federal de Coletivos Educadores na Bacia do Paraná 3. Junto ao IFPR já atuou na Direção Geral e na Direção de Ensino do Campus e atualmente coordena o Comitê de Pesquisa e Extensão do Campus Foz do Iguaçu.

  • Luciana Mello Ribeiro, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

    Bióloga (UNESP-Btu); com especializações em Meio Ambiente e Comunidade (ISER), Saúde Ambiental (FIOCRUZ), Sensopercepção (IBAMA), Dinâmica dos Grupos (SBDG), Análise Transacional (UNAT); mestre e doutora em Educação (PUC-Rio), docente universitária na Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA). Se for pra colocar um perfil profissional, depois das formações pode colocar: Atua desde 1993 com Educação Ambiental e Educação Científica, tendo acumulado experiência em formação de professores, mobilização de comunidades, proposição e monitoramento de políticas ambientais. Na UNILA, coordena o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, é docente do Ciclo Comum de Estudos, do curso de Filosofia e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Tem pesquisado temas ligados à gestão de resíduos, conservação ambiental, percepção ambiental, transição paradigmática para sociedades sustentáveis e regenerativas.

  • Rosani Borba, Itaipu BInacional

    Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994). Pós Graduada em Didática e Metodologia do Ensino (2000) e Educação e Gestão Ambiental (2004). Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Profissionalmente é professora da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu desde 1992. Com experiência na área do ensino fundamental e superior na área de educação ambiental e língua portuguesa. Entre 2004 e 2019 integrou a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu,  de 2019 a julho de 2023 na coordenação do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos, com foco na coleta seletiva de recicláveis com cooperativa de catadores,. Atualmente técnica da divisão de educação ambiental da Itaipu Binacional.

  • Roseli Barquez Alves de Assis , Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) Foz do Iguaçu

    - Licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu - FACISA  (1993), Pedagogia Plena pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2000) e  Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2011) Pós graduada em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (1997) e Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA (2001) e Mestre em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental Sem Fronteiras - UTIC (2004). Professora da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu desde 1990. Com experiência na área do Ensino Fundamental.  Entre 1997 e 2000 integrou a equipe de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de Foz do  Iguaçu e a partir de 2001 da Equipe de Educação  Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do mesmo município, atuando também como Chefe da Divisão de Educação Ambiental.  Atualmente é Gestora Municipal de Educação Ambiental e coordena o   Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos, com foco na coleta seletiva de recicláveis com cooperativa de catadores (as) de materiais recicláveis.

References

ANGELI, João Paulo et alli. Construindo a Política Municipal de Educação Ambiental: relatos de Coletivo Educador de Foz do Iguaçu. Foz do Iguaçu, 2019. Disponível em: <https://issuu.com/coletivoeducadorfoz/docs/af_livro_coletivo_educador_de_foz_do_iguacu_web>. Acesso em: 10 out. 2023.

BIASOLI, Semíramis. SORRENTINO, Marcos. Dimensões das políticas públicas de Educação Ambiental: a necessária inclusão da política do cotidiano. Revista Ambiente & Sociedade. São Paulo. Vol. 21, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 01 out. 2023.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo, Editora Cortez, 2016.

DOCENTE A. Pesquisa realizada com docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu. 2022.

DOCENTE B. Pesquisa realizada com docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu. 2022.

DOCENTE C. Pesquisa realizada com docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu. 2022.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. São Paulo. Revista Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVII, n. 1, p. 23-40, jan.-mar. 2014.

LEFF, Enrique. Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável . In REIGOTA, Marcos (org). Verde Cotidiano: o Meio Ambiente em Discussão. Rio de Janeiro, 3 ed. DP et Alii, 2009.

MEC. Que são Coletivos Educadores. Disponível em <https://antigo.mma.gov.br/areas-protegidas/programas-e-projetos/projeto-corredores-ecologicos/item/363-forma%C3%A7%C3%A3o-de-educadores-coletivos-educadores.html>. Acesso em: 15 out. 2023.

MMA. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. 3 ed. Brasília, MMA, 2005. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf>. Acesso em: 15 out. 2023.

MORENO, Derliz Hong Hung. Capilarização e enraizamento da Educação Ambiental em território iguaçuense: o percurso de formulação da política pública local. Dissertação de Mestrado. Unila, 2023. Disponível em <https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7773>. Acesso em: 05 out. 2023.

PMFI. Lei nº 4.954, de 18 de dezembro de 2020. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a1/pr/f/foz-do-iguacu/lei-ordinaria/2020/496/4954/lei-ordinaria-n-4954-2020-institui-a-politica-municipal-de-educacao-ambiental-e-o-sistema-municipal-de-educacao-ambiental-de-foz-do-iguacu?r=c>. Acesso em: 20 out. 2023.

SÃO PAULO. Educação Ambiental e desenvolvimento: documentos oficiais. São Paulo: A Secretaria, 1994. Disponível em <http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/cea/cea/EA_DocOficiais.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2023.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45.

TULIO, Luciano Daniel. NAGALLI, André. Dificuldades na realização da Educação Ambiental nas instituições brasileiras de ensino básico. São Paulo, Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, 2023.

Published

2024-10-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PACHECO, Roseli Bernardete Dahlem; RIBEIRO, Luciana Mello; BORBA, Rosani; ASSIS , Roseli Barquez Alves de. Foz do Iguaçu Municipal Environmental Education Policy: support for the development of the formal Environmental Education Program. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 19, n. 8, p. 414–433, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16435. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16435. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2024-03-13
Accepted 2024-09-05
Published 2024-10-01