Política Municipal de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu: subsídios para a elaboração do Programa de Educação Ambiental formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16435

Palavras-chave:

Programa Municipal de Educação Ambiental, Participação, Educação Ambiental Formal, Políticas Públicas, Formação Pedagógica

Resumo

O presente artigo apresenta resultados referentes à pesquisa realizada entre 2022 e 2023, envolvendo professores da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, a fim de subsidiar o Órgão Gestor para a elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (EA) Formal. O texto analisa especificamente a presença da EA na formação dos professores consultados e o interesse deles em novas formações de EA. Os resultados indicam carência da EA na formação inicial, pouca formação continuada em EA, dificuldade em incluir a EA na prática pedagógica cotidiana e revelam a necessidade da promoção de momentos formativos continuados não apenas para professores, mas para a comunidade escolar, a fim de concretizar a EA no ensino formal municipal.

Biografia do Autor

  • Roseli Bernardete Dahlem Pacheco, Instituto Federal do Paraná - campus Foz do Iguaçu

    Licenciada em História e Graduada em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pós Graduada e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista e Pós Doutora em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino Americana. Atua com docente no setor público desde 1988 sendo que atualmente está no Instituto Federal do Paraná, tendo já atuado também em cursos superiores. Colaborou com a implantação da Escola de Educação Ambiental Escola Parque junto ao Parque Nacional do Iguaçu, em programas de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu e da implantação do Programa Federal de Coletivos Educadores na Bacia do Paraná 3. Junto ao IFPR já atuou na Direção Geral e na Direção de Ensino do Campus e atualmente coordena o Comitê de Pesquisa e Extensão do Campus Foz do Iguaçu.

  • Luciana Mello Ribeiro, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

    Bióloga (UNESP-Btu); com especializações em Meio Ambiente e Comunidade (ISER), Saúde Ambiental (FIOCRUZ), Sensopercepção (IBAMA), Dinâmica dos Grupos (SBDG), Análise Transacional (UNAT); mestre e doutora em Educação (PUC-Rio), docente universitária na Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA). Se for pra colocar um perfil profissional, depois das formações pode colocar: Atua desde 1993 com Educação Ambiental e Educação Científica, tendo acumulado experiência em formação de professores, mobilização de comunidades, proposição e monitoramento de políticas ambientais. Na UNILA, coordena o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, é docente do Ciclo Comum de Estudos, do curso de Filosofia e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Tem pesquisado temas ligados à gestão de resíduos, conservação ambiental, percepção ambiental, transição paradigmática para sociedades sustentáveis e regenerativas.

  • Rosani Borba, Itaipu BInacional

    Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994). Pós Graduada em Didática e Metodologia do Ensino (2000) e Educação e Gestão Ambiental (2004). Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Profissionalmente é professora da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu desde 1992. Com experiência na área do ensino fundamental e superior na área de educação ambiental e língua portuguesa. Entre 2004 e 2019 integrou a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu,  de 2019 a julho de 2023 na coordenação do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos, com foco na coleta seletiva de recicláveis com cooperativa de catadores,. Atualmente técnica da divisão de educação ambiental da Itaipu Binacional.

  • Roseli Barquez Alves de Assis , Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) Foz do Iguaçu

    - Licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu - FACISA  (1993), Pedagogia Plena pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE (2000) e  Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR (2011) Pós graduada em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (1997) e Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA (2001) e Mestre em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental Sem Fronteiras - UTIC (2004). Professora da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu desde 1990. Com experiência na área do Ensino Fundamental.  Entre 1997 e 2000 integrou a equipe de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de Foz do  Iguaçu e a partir de 2001 da Equipe de Educação  Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do mesmo município, atuando também como Chefe da Divisão de Educação Ambiental.  Atualmente é Gestora Municipal de Educação Ambiental e coordena o   Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos, com foco na coleta seletiva de recicláveis com cooperativa de catadores (as) de materiais recicláveis.

Referências

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PACHECO, Roseli Bernardete Dahlem; RIBEIRO, Luciana Mello; BORBA, Rosani; ASSIS , Roseli Barquez Alves de. Política Municipal de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu: subsídios para a elaboração do Programa de Educação Ambiental formal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 414–433, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16435. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16435. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2024-03-13
Aprovado 2024-09-05
Publicado 2024-10-01