Bacias hidrográficas do município de Campo Grande (MS, Brasil): múltiplos espaços de diálogos e práticas para ecoeducação coletiva e gestão ambiental

Authors

  • Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16302

Keywords:

Hydrographic basin; Environmental education; Environmental management; Perception. Basic education.

Abstract

Este artigo descreve uma experiência de prática pedagógica de Educação Ambiental relacionada às Bacias Hidrográficas de Campo Grande realizada em nove escolas de Educação Básica do município. A pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2020, envolvendo 400 alunos e dez professores de geografia. Por meio de uma metodologia participativa de Educação Ambiental com a temática Águas de Campo Grande, buscaram-se estratégias de ação que estimulassem a análise crítica da relação do aluno com o espaço construído e a apropriação dos recursos naturais existentes. Os resultados apontam para uma visão dicotomizada da ideia de Educação Ambiental, uma vez que os alunos não se percebem como parte integrante do local em que vivem, pois suas ideias ambientais não refletem suas ações. É possível compreender que as bacias hidrográficas devem permear as práticas docentes em sala de aula por meio do diálogo e de práticas ecoeducativas que favoreçam a construção ética do indivíduo no processo de gestão ambiental.

Author Biography

  • Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    É graduada em Geografia - Licenciatura Plena - pela Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso - FUCMAT - (1988). Especialista em Geografia e Planejamento Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG - (1996). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - (2002). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro/SP - (2011). Participante do Programa de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no período entre Agosto/2020 à Julho/2021. No ensino superior tem experiência na área de Geografia, Turismo, Pedagogia e Normal Superior. Atualmente é Professora Adjunta na UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na unidade universitária de Campo Grande no Curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado). Tem experiência no ensino, pesquisa e extensão na área da Geografia Física atuando com os seguintes temas: análise ambiental, processo de uso e ocupação, gestão e planejamento em bacia hidrográfica, educação ambiental e mudanças climáticas pretéritas. Nos Cursos de Geografia desenvolve o projeto de pesquisa "Análise Socioambiental das Bacias Hidrográficas Urbanas de Campo Grande". Desenvolve o projeto de pesquisa "Nascentes Urbanas de Campo Grande - Águas para o Futuro", em parceria com o Ministério Público do Estado Mato de Grosso do Sul (projeto com verba externa - MPMS). Participa dos grupos de pesquisa: GEFRONTTER (UEMS), GTTER (UEMS) e REDE INTERNACIONAL HERMES (NÚCLEO DE PESQUISADORES EM FRONTEIRAS, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO). É membro institucional do CIEA/MS (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental), do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal (CERBPan-MS), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/MS), do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula), do Conselho Gestor de Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba - APA GUARIROBA. É membro do Comitê Docente Estruturante (CDE) do Curso de Licenciatura em Geografia. É membro da Comissão de Estágio Supervisionado (COES) do Curso de Licenciatura em Geografia. Tem registro no CREA/MS (63166) como GEÓGRAFA.

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Published

2024-08-01

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Artigos

How to Cite

BARBOSA, Eva Faustino da Fonseca de Moura. Bacias hidrográficas do município de Campo Grande (MS, Brasil): múltiplos espaços de diálogos e práticas para ecoeducação coletiva e gestão ambiental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 19, n. 5, p. 452–468, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16302. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16302. Acesso em: 9 dec. 2025.
Received 2024-02-05
Accepted 2024-07-05
Published 2024-08-01