Hydrographic basins of the city of Campo Grande (MS, Brazil): multiple spaces for dialogues and practices for collective eco-education and environmental management

Autores

  • Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16302

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Percepção; Educação Básica.

Resumo

This article describes an experience of pedagogical practice of Environmental Education related to the Hydrographic Basins of Campo Grande carried out in nine schools of Basic Education in the city. The research took place in the second half of 2020, involving 400 students and ten geography teachers. Through a participatory methodology of Environmental Education with the theme Águas de Campo Grande, action strategies were sought that stimulated the critical analysis of the student's relationship with the built space and the appropriation of existing natural resources. The results point to a dichotomized view of the Environmental Education idea since students do not perceive themselves as an integral part of where they live in, as their environmental ideas do not reflect their actions. It is possible to understand that the hydrographic basins must permeate the teaching practices in the classroom through dialogue and eco-educational practices that favor the ethical construction of the individual in the environmental management process. 

Biografia do Autor

  • Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    É graduada em Geografia - Licenciatura Plena - pela Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso - FUCMAT - (1988). Especialista em Geografia e Planejamento Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG - (1996). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - (2002). Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro/SP - (2011). Participante do Programa de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no período entre Agosto/2020 à Julho/2021. No ensino superior tem experiência na área de Geografia, Turismo, Pedagogia e Normal Superior. Atualmente é Professora Adjunta na UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na unidade universitária de Campo Grande no Curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado). Tem experiência no ensino, pesquisa e extensão na área da Geografia Física atuando com os seguintes temas: análise ambiental, processo de uso e ocupação, gestão e planejamento em bacia hidrográfica, educação ambiental e mudanças climáticas pretéritas. Nos Cursos de Geografia desenvolve o projeto de pesquisa "Análise Socioambiental das Bacias Hidrográficas Urbanas de Campo Grande". Desenvolve o projeto de pesquisa "Nascentes Urbanas de Campo Grande - Águas para o Futuro", em parceria com o Ministério Público do Estado Mato de Grosso do Sul (projeto com verba externa - MPMS). Participa dos grupos de pesquisa: GEFRONTTER (UEMS), GTTER (UEMS) e REDE INTERNACIONAL HERMES (NÚCLEO DE PESQUISADORES EM FRONTEIRAS, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO). É membro institucional do CIEA/MS (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental), do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal (CERBPan-MS), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/MS), do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula (APA do Ceroula), do Conselho Gestor de Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba - APA GUARIROBA. É membro do Comitê Docente Estruturante (CDE) do Curso de Licenciatura em Geografia. É membro da Comissão de Estágio Supervisionado (COES) do Curso de Licenciatura em Geografia. Tem registro no CREA/MS (63166) como GEÓGRAFA.

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Publicado

01-08-2024

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Artigos

Como Citar

BARBOSA, Eva Faustino da Fonseca de Moura. Hydrographic basins of the city of Campo Grande (MS, Brazil): multiple spaces for dialogues and practices for collective eco-education and environmental management. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 452–468, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16302. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16302. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-02-05
Aprovado 2024-07-05
Publicado 2024-08-01