Paths to Environmental Education with school gardens: a case study in Caxias do Sul (RS, Brazil)

Authors

  • Eléia Righi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria
  • William Linhar Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Caxias do Sul
  • Fabiana Lazzerini da Fonseca Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria
  • Bruna Bento Drawanz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria
  • Carline Trentin Universidade Federal do Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-7678-1320

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15916

Keywords:

Sustainability; Extension; Search.

Abstract

This work aimed to provide paths for environmental education with urban school gardens. The site is located at the Cristóvão de Mendoza State Institute of Education, located in Caxias do Sul (RS, Brazil). This extension project is in its fourth year of implementation and assumes environmental and social responsibility, providing the recovery of students' knowledge, in relation to the contents they intend to work on, constituting the starting point for the teaching process and learning.

Author Biographies

  • Eléia Righi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria

    Doutora em Geografia, Professora Adjunta.

  • William Linhar, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Caxias do Sul

    Estudante do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia de Alimentos.

  • Fabiana Lazzerini da Fonseca , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria

    Doutora em Agronomia, Professora Adjunta.

  • Bruna Bento Drawanz , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria

    Doutora em Química, Professora Adjunta.

  • Carline Trentin, Universidade Federal do Mato Grosso

    Doutora em Sensoriamento Remoto, Curso de Geografia/Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

References

BENNEDETTI, L. V.; et al. Horta escolar implementada em Associação de atendimento a pessoas com deficiências: inclusão social, educação alimentar, Educação Ambiental. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 17, n. 2, abr.-jun., p. 100-108, 2022. doi: 10.18378/rvads.v17i2.9285.

CABRAL, L. F. E.; RODRIGUES, J. de O. R. Horta com consciência negra: relato da construção e discussão de postagens para a educação das relações etnico-raciais em uma horta escolar midiatizada. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 656–670. 2022. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.754.

CANCELIER, J. W.; et al. A Educação Ambiental e o Papel da Horta Escolar na Educação Básica. Revista de Geografia (Recife) V. 37, N°. 2, 2020. DOI:10.51359/2238-6211.2020.243882.

CARVALHO, I.; SCHMITT, L.; PEREIRA, M. Educação e sustentabilidade: aprendizagens em uma horta urbana. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 37, 173-183. 2020. DOI: 10.7179/PSRI_2021.12.

CAVALCANTE, A.; et al. CACTOS DO SEMIÁRIDO DO BRASIL: GUIA ILUSTRADO. 1. ed. Campina Grande, PB: INSA INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO, 2013.

CLEMENTE, F. M. V. T.; HABER, L. L. Hortas em pequenos espaços. 1. ed. Brasília, DF: Embrapa, 2012. 56 p. v. 1. ISBN 978-85-7035-047-3. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/927690/horta-em-pequenos-espacos. Acesso em: 10 ago. 2023.

COSTA, Ana Elísia da. O "Belo" e o "Bom" em Lisboa: Notas sobre parques hortícolas, hortas espontâneas e práticas artísticas. OpenEdition Journals, [s. l.], ano 43, ed. 43, p. 66-84, 30 dez. 2021. DOI ISSN: 2182-3030. Disponível em: http://journals.openedition.org/cidades/4755. Acesso em: 12 jul. 2023.

FUSCALDI, K. da C.; ROCHA NETO, I. Hortas Escolares: Análise da Etapa Piloto do Projeto Hortas Pedagógicas Prevendo Expansão por Competição de Hackathon. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e38427, 1–27. 2022. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10811107.

FOTOPOULOS, I. G.; et al. Educação Ambiental: experiências a partir da implantação de hortas escolares. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 1, p. 378-392, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10917.

JORGE, M. H. A.; MELO, R. A. de C. e; RESENDE, F. V.; MADEIRA, N. R.; REYES, C. P.; COSTA, E. Implantação e condução de uma horta de médio porte. Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2016. 22 p. (Embrapa Hortaliças. Circular Técnica, 155).

LIMA, A. M.; et al. A horta escolar agroecológica como estratégia de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e287111537244-e287111537244, 2022.

LIZ, Ronaldo S. Comunicado Técnico 39: Etapas para o planejamento e implantação de horta urbana. 1. ed. Brasília, DF: Embrapa, 2006. 12 p. v. 500. ISBN 14149850.

MERCADANTE URQUÍA, Yazareni José; NERI NOBRE, Luciana. Educação alimentar e nutricional em ambiente escolar no Brasil pré-pandemia: docentes como alvo das ações. Areté, v. 9, n. 17, p. 191-209, 2023. https://doi.org/10.55560/arete.2023.17.9.9.

NAGIB, Gustavo; GIACCHÈ, Giullia. A vida cotidiana das hortas comunitárias: casos de Rennes (França) e São Paulo (Brasil). Agricultura urbana, Estud. av. 35 (101), Jan-Apr 2021. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.015.

NUNES, Letícia Riguetto; ROTATORI, Camila; COSENZA, Angélica. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 7, n. 1, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13373.

PASTORIO, E. Horta Escolar nas Escolas do Campo de São Gabriel/RS. RELACult - Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade, 6, 2020. https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1675.

QUEIROZ, N. M. O.; et al. Jardim sensorial numa escola do campo: uma ferramenta para o ensino de ciências. Revista Macambira, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e061030. 2022. Doi: 10.35642/rm.v6i1.713.

RIBEIRO, G. de J.; et al. Horta escolar: um incentivo de hábitos de alimentação saudável na escola. REVISTA FOCO, 16(10), e3046. 2023. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n10-160.

RIBEIRO, R. L.; et al. O Programa Mais Educação e a horta escolar: perspectivas geográficas. Diversitas Journal, v. 4, n. 2, p. 528-541, 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.802.

SILVA, Manoela Ferreira Fernandes F. da; SILVA, João Batista Fernandes da. Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira. 2. ed. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2010. Disponível em https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1500. Acesso em: 28 out. 2023.

SILVA, E. C. R.; et al. Hortas Escolares: Possibilidades de Anunciar e Denunciar Invisibilidades nas Práticas Educativas sobre Alimentação e Saúde. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Seropédica, RJ, v. 8, ed. 1, p. 265-288, maio 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p265.

SILVA, M. L. C. et al. Horta agroecológica como recurso pedagógico em Seropédica-RJ. Cadernos de Agroecologia, v. 17, n. 1, 2022.

SOUZA, Ana Clara; LOPES, Fernando Dias. Contradições na prática coletiva da agricultura urbana: uma análise Bourdieusiana. Cadernos EBAPE.BR, Rio de janeiro, v. 20, ed. 5, p. 708-719, 24 jan. 2022. DOI 10.1590/1679-395120210152.

VENZKE, T. S. L. Experiência de Agroecologia em Horta Urbana: sucessos e dificuldades do cultivo de hortaliças na cobertura de prédio. Revista brasileira de Agroecologia, Pelotas, RS, v. 15, ed. 1, p. 40-46, 13 nov. 2020. https://doi.org/10.33240/rba.v15i1.22895.

YONEGURA, Valeria borges; DA SILVA, Henrique manoel. Agricultura Urbana e a transformação da vida e da paisagem no Tatuquara, Curitiba - PR. Open Edition Journals, Curitiba-PR, ano 52, v. 52, n. 52, ed. 1, p. 1-13, 21 nov. 2021. DOI 10.4000/confins.41629.

Published

2024-06-01

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

RIGHI, Eléia; LINHAR, William; FONSECA , Fabiana Lazzerini da; DRAWANZ , Bruna Bento; TRENTIN, Carline. Paths to Environmental Education with school gardens: a case study in Caxias do Sul (RS, Brazil). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 25–43, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.15916. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15916. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2023-11-16
Accepted 2024-04-01
Published 2024-06-01