Os caminhos para uma Educação Ambiental com hortas escolares: um estudo de caso em Caxias do Sul (RS)

Autores

  • Eléia Righi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria
  • William Linhar Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Caxias do Sul
  • Fabiana Lazzerini da Fonseca Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria
  • Bruna Bento Drawanz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria
  • Carline Trentin Universidade Federal do Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-7678-1320

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15916

Palavras-chave:

Sustentabilidade; Extensão; Pesquisa.

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo trazer os caminhos para uma Educação Ambiental com hortas escolares urbanas. O local se localiza no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, localizado em Caxias do Sul (RS). Esse projeto de extensão está no seu quarto ano de implementação e assume também, responsabilidade ambiental e social, propiciando o resgate dos saberes dos estudantes, em relação aos conteúdos que se pretende trabalhar, constituindo-se o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eléia Righi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria

Doutora em Geografia, Professora Adjunta.

William Linhar, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Caxias do Sul

Estudante do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia de Alimentos.

Fabiana Lazzerini da Fonseca , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria

Doutora em Agronomia, Professora Adjunta.

Bruna Bento Drawanz , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / Unidade Universitária em Vacaria

Doutora em Química, Professora Adjunta.

Carline Trentin, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Sensoriamento Remoto, Curso de Geografia/Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Referências

BENNEDETTI, L. V.; et al. Horta escolar implementada em Associação de atendimento a pessoas com deficiências: inclusão social, educação alimentar, Educação Ambiental. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 17, n. 2, abr.-jun., p. 100-108, 2022. doi: 10.18378/rvads.v17i2.9285.

CABRAL, L. F. E.; RODRIGUES, J. de O. R. Horta com consciência negra: relato da construção e discussão de postagens para a educação das relações etnico-raciais em uma horta escolar midiatizada. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 656–670. 2022. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.754.

CANCELIER, J. W.; et al. A Educação Ambiental e o Papel da Horta Escolar na Educação Básica. Revista de Geografia (Recife) V. 37, N°. 2, 2020. DOI:10.51359/2238-6211.2020.243882.

CARVALHO, I.; SCHMITT, L.; PEREIRA, M. Educação e sustentabilidade: aprendizagens em uma horta urbana. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 37, 173-183. 2020. DOI: 10.7179/PSRI_2021.12.

CAVALCANTE, A.; et al. CACTOS DO SEMIÁRIDO DO BRASIL: GUIA ILUSTRADO. 1. ed. Campina Grande, PB: INSA INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO, 2013.

CLEMENTE, F. M. V. T.; HABER, L. L. Hortas em pequenos espaços. 1. ed. Brasília, DF: Embrapa, 2012. 56 p. v. 1. ISBN 978-85-7035-047-3. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/927690/horta-em-pequenos-espacos. Acesso em: 10 ago. 2023.

COSTA, Ana Elísia da. O "Belo" e o "Bom" em Lisboa: Notas sobre parques hortícolas, hortas espontâneas e práticas artísticas. OpenEdition Journals, [s. l.], ano 43, ed. 43, p. 66-84, 30 dez. 2021. DOI ISSN: 2182-3030. Disponível em: http://journals.openedition.org/cidades/4755. Acesso em: 12 jul. 2023.

FUSCALDI, K. da C.; ROCHA NETO, I. Hortas Escolares: Análise da Etapa Piloto do Projeto Hortas Pedagógicas Prevendo Expansão por Competição de Hackathon. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e38427, 1–27. 2022. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10811107.

FOTOPOULOS, I. G.; et al. Educação Ambiental: experiências a partir da implantação de hortas escolares. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 1, p. 378-392, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10917.

JORGE, M. H. A.; MELO, R. A. de C. e; RESENDE, F. V.; MADEIRA, N. R.; REYES, C. P.; COSTA, E. Implantação e condução de uma horta de médio porte. Brasília, DF: Embrapa Hortaliças, 2016. 22 p. (Embrapa Hortaliças. Circular Técnica, 155).

LIMA, A. M.; et al. A horta escolar agroecológica como estratégia de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, p. e287111537244-e287111537244, 2022.

LIZ, Ronaldo S. Comunicado Técnico 39: Etapas para o planejamento e implantação de horta urbana. 1. ed. Brasília, DF: Embrapa, 2006. 12 p. v. 500. ISBN 14149850.

MERCADANTE URQUÍA, Yazareni José; NERI NOBRE, Luciana. Educação alimentar e nutricional em ambiente escolar no Brasil pré-pandemia: docentes como alvo das ações. Areté, v. 9, n. 17, p. 191-209, 2023. https://doi.org/10.55560/arete.2023.17.9.9.

NAGIB, Gustavo; GIACCHÈ, Giullia. A vida cotidiana das hortas comunitárias: casos de Rennes (França) e São Paulo (Brasil). Agricultura urbana, Estud. av. 35 (101), Jan-Apr 2021. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.015.

NUNES, Letícia Riguetto; ROTATORI, Camila; COSENZA, Angélica. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 7, n. 1, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.13373.

PASTORIO, E. Horta Escolar nas Escolas do Campo de São Gabriel/RS. RELACult - Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade, 6, 2020. https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1675.

QUEIROZ, N. M. O.; et al. Jardim sensorial numa escola do campo: uma ferramenta para o ensino de ciências. Revista Macambira, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e061030. 2022. Doi: 10.35642/rm.v6i1.713.

RIBEIRO, G. de J.; et al. Horta escolar: um incentivo de hábitos de alimentação saudável na escola. REVISTA FOCO, 16(10), e3046. 2023. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n10-160.

RIBEIRO, R. L.; et al. O Programa Mais Educação e a horta escolar: perspectivas geográficas. Diversitas Journal, v. 4, n. 2, p. 528-541, 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.802.

SILVA, Manoela Ferreira Fernandes F. da; SILVA, João Batista Fernandes da. Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira. 2. ed. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2010. Disponível em https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1500. Acesso em: 28 out. 2023.

SILVA, E. C. R.; et al. Hortas Escolares: Possibilidades de Anunciar e Denunciar Invisibilidades nas Práticas Educativas sobre Alimentação e Saúde. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Seropédica, RJ, v. 8, ed. 1, p. 265-288, maio 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p265.

SILVA, M. L. C. et al. Horta agroecológica como recurso pedagógico em Seropédica-RJ. Cadernos de Agroecologia, v. 17, n. 1, 2022.

SOUZA, Ana Clara; LOPES, Fernando Dias. Contradições na prática coletiva da agricultura urbana: uma análise Bourdieusiana. Cadernos EBAPE.BR, Rio de janeiro, v. 20, ed. 5, p. 708-719, 24 jan. 2022. DOI 10.1590/1679-395120210152.

VENZKE, T. S. L. Experiência de Agroecologia em Horta Urbana: sucessos e dificuldades do cultivo de hortaliças na cobertura de prédio. Revista brasileira de Agroecologia, Pelotas, RS, v. 15, ed. 1, p. 40-46, 13 nov. 2020. https://doi.org/10.33240/rba.v15i1.22895.

YONEGURA, Valeria borges; DA SILVA, Henrique manoel. Agricultura Urbana e a transformação da vida e da paisagem no Tatuquara, Curitiba - PR. Open Edition Journals, Curitiba-PR, ano 52, v. 52, n. 52, ed. 1, p. 1-13, 21 nov. 2021. DOI 10.4000/confins.41629.

Downloads

Publicado

01-06-2024

Como Citar

Righi, E., Linhar, W., Fonseca , F. L. da, Drawanz , B. B., & Trentin, C. (2024). Os caminhos para uma Educação Ambiental com hortas escolares: um estudo de caso em Caxias do Sul (RS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(3), 25–43. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15916

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-11-16
Aceito: 2024-04-01
Publicado: 2024-06-01

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.