Advocacy with schools in the Morro da Cruz massif in Florianópolis (SC): developing the SDGs through university extension in CI

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15215

Keywords:

Advocacy, Sustainability, Youth, Information Science, University Extension

Abstract

Information Science can contribute to the debate on sustainability from basic education, acting through university extension with youth in communities outside the university, thus impacting the reduction of social inequality. This article proposes a network of digital influencers formed by high school students, working in their own school communities, with the aim of knowing, discussing and exploring the 169 existing goals in the 17 Sustainable Development Goals, through the creation of content aimed at the Common Good, based on the reality of their territories. Youth protagonism can significantly impact the environment when starting with their daily lives.

Author Biographies

  • Edson Luiz Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutorando em Ciência da Informação Programa de Pós Graduação em Ciencia da Informação

    (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação (PGCIN/UUFSC) na área Dados, Inteligência e Tecnologia, com a temática "A Extensão Universitária na Ciência da Informação: análise do Programa Cibercidadania". Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) - Especialização em Educação Física Escolar (2001); Especialização em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Orientação e Supervisão Escolar (2007) e Especialização em Doutrina Social da Igreja (2016). Atualmente é doutorando em Ciência da Informação na área Dados, Inteligência e Tecnologia, com a temática "O Poder Informacional da Extensão Universitária: um contraponto à vulnerabilidade social"; faz parte do núcleo de pesquisa: Dados, Inteligência e Tecnologia; está na coordenação pedagógica de Ensino Médio na Rede Marista de Educação Básica - Escolas Sociais. Tem experiência em Gestão Escolar com ênfase em Educação Popular, Currículo e Avaliação e na área de articulação comunitária, com ênfase em direitos humanos, movimentos sociais, gestão democrática e organização do espaço tempo escolar.

  • Garcia, Universidade Federal de Santa Catariana

    Formada em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Premiada com
    medalha de mérito estudantil) / Aluna e posteriormente Mentora no Programa de Extensão Cibercidadania do Departamento de Ciência da Informação da UFSC - 2018 a 2020 / Co-autora do Artigo "Tão, tão distante - a extensão universitária e a (ir)relevância das periferias" publicado na Revista Brasileira de Extensão Universitária - 2021 / Co-autora do capítulo 7 "Redes internacionais de cooperação: Identificação e análise das redes em atuação no mundo", parte integrante do e-book "Conexões para o fomento do empreendedorismo e inovação: sistema, ecossistema e redes de inovação" - 2020 TCC de graduação com tema de impacto social "Planejamento de mídias sociais aplicado ao Programa S.O.S.Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina" - 2020.

  • Minghelli, Universidade Federal de Santa Catariana

    Graduated in Law from the University of Passo Fundo (1999), Master's in Law from
    Federal University of Paraná (2004) and PhD in Law from the Federal University of Paraná (2009). He has management experience, having worked at SETEC of the Ministry of Education, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre as Rector and at the Secretariat of Science and Technology of Acre as Secretary of State. He was a member of the Technical Group of consultants of the Special Committee on Science and Technology of the Chamber of Deputies in the Elaboration of Law 13.243/2016 (New Legal Framework for CTI). He is currently an adjunct professor of higher education and coordinator of the Department of Information Science at the Federal University of Santa Catarina (CIN / UFSC). He is founder and leader of the Research Group "Information, State and Society", registered with CNPq and certified by UFSC since 2022.

References

BIZARRIA, F. P. A.; OLIVEIRA, B. G.; BARBOSA, F. L. S.; OLIVEIRA, M. S. Da Educação Ambiental crítica à Educação Ambiental decolonial: revisando concepções em narrativas à luz da racionalidade ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 3, p. 172–195, 2023.

BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Conselho Nacional de Educação.Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Ministério da Educação, Brasília, 2018. 4 p. Disponível em: <https://bit.ly/3RHVKoq>. Acesso em: 29 abr. 2022.

BRAMAN, S. Change of state: information, policy, and power. Cambridge: The MIT Press, 2009.

CAMPELLO, B. D. S. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Revista Ciência da Informação, v. 32, n. 3, 2003.

COELHO, E. P.; DE MARI, C. L. Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem interdisciplinar. Revista Educação Online PUC-Rio, Rio de Janeiro, n. 14, p. 39-53, ago./dez. 2013.

DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Revista Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 144 p.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Cientificamente favelados: uma visão crítica do conhecimento a partir da epistemografia. Transinformação, v.18, n.2, p.1–10, 2006.

GERALDO, G.; PINTO, M.D.S. Aspectos epistemológicos da ciência da informação e a construção conceitual da sustentabilidade informacional. In: BARBALHO, C.R.S. et al. (org.). Sustentabilidade Informacional em Ecossistemas de Conhecimentos. Manaus: Edua, 2021. Cap. 1. p. 12-23. Disponível em: <http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5856>. Acesso em: 13 fev 2023.

GRUPO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CIVIL PARA A AGENDA 2030. VI Relatório luz da sociedade civil da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável Brasil. p. 104 2022. Disponível em: <https://gtagenda2030.org.br/relatorio-luz/relatorio-luz-2022/> Acesso em 13 jun 2023.

IFLA Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas. Conjunto de ferramentas: As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. Programa de Ação da IFLA para o Desenvolvimento através das Bibliotecas. 2015.

MENDES, E.L. A extensão universitária na Ciência da Informação: análise do programa Cibercidadania. 2023. 104 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023. Disponível em: <https://bu.ufsc.br/teses/PCIN0315-D.pdf>. Acesso em: 4 maio 2023.

MENDES, E.L.; MINGHELLI, M.; DE MARI, C.L. A extensão universitária na Ciência da Informação: uma abordagem crítico participativa. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023004, 2023.

MORESI, E. (Org.). Metodologia da Pesquisa. Pró- Reitoria de Pós Graduação, PRPG. Programa de pós-graduação stricto sensu em gestão. 2003. Disponível em: <http://www.inf.ufes.br/~pdcosta/ensino/2010-2-metodologia-depesquisa/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf>. Acesso em 13 jun 2023.

MORGADO, R.P., GOZETTO, A.C.O. Guia para a Construção de Estratégias de Advocacy: como influenciar políticas públicas. - Piracicaba, SP: Imaflora. 68 p. 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório Anual 2022. UNESCO. Brasília, 2022. <https://brasil.un.org/pt-br/225756-relat%C3%B3rio-anual-das-na%C3%A7%C3%B5es-unidas-no-brasil-2022>. Acesso em 05 Jun 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação. Boadilla del Monte: Fundación SM. 2022. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115>. Acesso em: 28 junho 2022.

SANTOS, A.I.R.D.; ZATTAR, M. Biblioteca escolar e competência em informação: experiência na pandemia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-16, 2021.

SOARES, M.S.B.; MARTIN, M.T.; FRANCELIN; M. Pluralismo lógico e epistemografia interativa como ferramentas desclassificadoras do conhecimento. Rev. Digit. Bibliotecon. e Cienc. Inf., Campinas, v.11, n. 1, 2013.

Published

2023-12-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MENDES, Edson Luiz; GARCIA, Bárbara Balbis; MINGHELLI, Marcelo. Advocacy with schools in the Morro da Cruz massif in Florianópolis (SC): developing the SDGs through university extension in CI. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 18, n. 7, p. 329–343, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.15215. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15215. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2023-06-19
Accepted 2023-10-19
Published 2023-12-01