Practices of cultural diversity in mediating between the singular and the common through the Trilha da Vida

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15066

Keywords:

Memory, Alterity, Identity, Art-Environmental-Education, Heritage Education

Abstract

The article analyzes the methodological approach of training in environmental art-education Trilha da Vida as a practice of cultural diversity. It is based on our concepts of identity, otherness, belonging, diversity, imagination, and memory. The data analysis occurred through the focus group’s reports of young international observers who experienced the Trilha da Vida in the I National Conference on Children and Youth for the Environment, held in Brasília (DF), Brazil, in 2003. We could categorize seven encounters of alterities “with themselves–with the other one–with the place”. The potential of the Trilha da Vida is an indicator as a practice of cultural diversity in the mediation between singular-common, individual-universal, and individual-collective.

Author Biographies

  • José Matarezi, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí/SC

    Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Coordenador do Laboratório de Educação Ambiental (LEA). 

    Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), com habilitações em Oc. Biológica e Oc. Geológica. Tem Especialização em Educação e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1996). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE - 2017). Doutorando em Patrimônio Cultural e Sociedade na Univille (2019-2022). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT). Foi colaborador da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR - 2000/2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Comunitária e Unidades de Conservação, Arte-Educação-Ambiental (AEA) e Educação Patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, percepção ambiental, gestão participativa, conservação e desenvolvimento local, metodologias e processos de formação em Educação Ambiental, etnoconhecimento, educação estética e movimentos sociais, patrimônio cultural, identidade e memória. Integra o conselho consultivo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA).

  • Mariluci Neis Carelli, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

    Professora titular da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade - PPGPCS, na Linha de Pesquisa Patrimônio, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (desde 2007). Atua na graduação como docente de Sociologia e Gestão Ambiental (desde 1989). É doutora em Engenharia da Produção (2004), mestre em Sociologia (1992) e bacharel em Serviço Social (1985), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil. No contexto da gestão universitária, na UNIVILLE foi coordenadora de Extensão (1990-1993) e de Pesquisa (1993-1997), Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (1997-2001) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade (2017-2020). Atualmente coordena o grupo de pesquisa Cultura e Sustentabilidade, tem publicado temas sobre patrimônio ambiental, paisagem cultural, patrimônio industrial e sustentabilidade na contemporaneidade. Tem experiência acadêmica e publicações que abrangem pesquisas sobre o patrimônio ambiental e a paisagem cultural. Entre suas publicações se destacam artigos e capítulos de livros e coletâneas sobre paisagem e natureza como patrimônio cultural. Coordena o projeto de pesquisa que se denomina "A Paisagem Cultural: Viver o Patrimônio".

  • Nadja de Carvalho Lamas, Universidade Regional de Joinville - Univille

    Possui doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), doutorado sanduiche pela Université Paris 1- Panthéon Sorbonne, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), especialização em arte na educação, pela FAP (1992), e graduação em Administração pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1981). Professora titular da Universidade da Região de Joinville, nos cursos de Artes Visuais, Publicidade e Propaganda. Professora no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Univille, nas disciplinas Estética, Cultura Verbal e Cultura Visual, e Pensamento Contemporâneo. Pesquisadora na área de Artes, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte/ cultura e ensino da arte. Estágio pós-doutoral em Ciências da Linguagem, na Unisul, Campus de Palhoça (em andamento).

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Published

2023-12-01

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Artigos

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MATAREZI, José; CARELLI, Mariluci Neis; LAMAS, Nadja de Carvalho. Practices of cultural diversity in mediating between the singular and the common through the Trilha da Vida. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 18, n. 7, p. 227–247, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.15066. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15066. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2023-05-10
Accepted 2023-09-26
Published 2023-12-01